Covilhã 2006

Um fim de semana na Covilhã

As imagens valem mais que 1000 palavras“, sim, mas apenas quando há imagens…

Os registos fotográficos deste fim de semana na Covilhã são poucos, e praticamente não ilustram os momentos vividos na sua plenitude. Além disto, irei apenas contar (muito) resumidamente e na primeira pessoa os momentos altos (e baixos) deste evento. O resto fica para as imagens…

Mas antes de ir mais longe nesta página, devo agradecer ao Arlindo Silva pelo convite que nos fez para o encontrarmos no “Grandioso Acampamento da Páscoa do Vôo à Vela Português 2006” ( saber mais ). Arlindo, Obrigado!

Foi um de semana especial…  No sábado, estreei-me no vôo à vela em montanha (vôo orográfico). Este tipo de vôo passa necessariamente pelo reboque do planador até à altitude desejada (neste caso até ao cimo da Serra da Estrela), e consiste na “gestão da energia” (como diria o José Aguiar ) dos ventos e eventuais correntes térmicas que por lá se encontram. Bom, este vôo foi para mim uma experiência necessária; pois nem tudo podem ser rosas. Na minha opinião de “maçarico” devo classificar a fase do reboque de violenta; ou o meu almoço não teria voltado a ver a luz do dia…  Infelizmente (por minha culpa) o vôo foi curto. Mas como já subentendi atrás, ainda bem que estas coisas acontecem, pois assim sinto-me experiente nos dois lados da moeda. A descida já foi mais suave, alguma turbolência aqui e ali, mas cheguei a porto seguro, pela mão do Arlindo. Em terra, o sentimento de auto-desilusão foi total. Valeram palavras de conforto e contos de episódios semelhantes com pilotos de alto nível para me revigorar o ego. Ah! Mas não pensem que ficarei por aqui! Desta vez não há filmagens, mas pode visualizar o perfil em 3D do vôo, descarregando o ficheiro ” LPCV01.zip” (11kB) para o seu computador, descomprimindo, e abrindo o conteúdo (LPCV01.kml) com a aplicação (versão gratuita) Google Earth ( http://earth.google.com).