A Influência dos Materiais na Evolução dos Planadores

Deixe aqui referências a livros, revistas, sites sobre voo à vela.

A Influência dos Materiais na Evolução dos Planadores

Mensagempor Hawks em 30 Abr 2008, 23:38

Actualmente encontro-me a elaborar um trabalho acerca de Planadores e achei bastante interessante este artigo sobre a influência dos materiais na construção e desempenho destas aeronaves. O autor percorre os 110 anos de história desta "arte" dividindo-a em 3 períodos: a época de Lilienthal, do Vampyr e do ka6 para a frente, explicando as principais diferenças em termos da estrutura e dos materiais utilizados. Para quem estiver interessado:

The Influence of Materials on the Development of Sailplane Design de Christoph W. Kensche

www.roastedseaweed.com/content/A0346584%5B1%5D.pdf
Hawks
 
Mensagens: 6
Registado: 30 Abr 2008, 22:58

Re: A Influência dos Materiais na Evolução dos Planadores

Mensagempor Emmanuel em 03 Maio 2008, 13:26

Olá Hawks,

o nome do documento é sugestivo e interessante. No entanto acontece que o site que mencionas não abre...
Procurei pelo documento no Google, para ver se encontrava outra fonte mas não obtive sucesso. Porém, é possível ler o artigo na versão HTML da cache do Google, aqui.

Cumprimentos a todos,
LOMBA, Emmanuel.
Apenas vejo dois tipos de planadores no céu: os Blanik e os outros...
Avatar do utilizador
Emmanuel
 
Mensagens: 252
Registado: 29 Abr 2008, 09:05
Localização: Viana do Castelo

Re: A Influência dos Materiais na Evolução dos Planadores

Mensagempor Hawks em 03 Maio 2008, 15:34

Olá Emmanuel,

Foi um azar tremendo porque o documento estava online até ter posto esta mensagem. Infelizmente o formato HTML não mostra as imagens que são grande parte do interesse do artigo. Tenho o documento gravado em PDF no meu computador, por isso caso alguém esteja interessado é só fazer o favor de informar.
Hawks
 
Mensagens: 6
Registado: 30 Abr 2008, 22:58

Re: A Influência dos Materiais na Evolução dos Planadores

Mensagempor Fernando Ferreira em 08 Maio 2008, 10:51

Não consigo entrar no site para fazer o donwload. Haverá outra forma? para além de clicar
Fernando Ferreira
 
Mensagens: 2
Registado: 08 Maio 2008, 10:35

Re: A Influência dos Materiais na Evolução dos Planadores

Mensagempor Emmanuel em 08 Maio 2008, 11:20

Fernando Ferreira Escreveu:Não consigo entrar no site para fazer o donwload. Haverá outra forma? para além de clicar

Fernando,
clicando aqui, consegue-se ler o texto do documento, mas não se consegue ver as ilustrações. Entretanto, vou tratar de obter uma cópia do ficheiro original que disponibilizarei para download, logo que possível.

Cumprimentos a todos,
LOMBA, Emmanuel.
Apenas vejo dois tipos de planadores no céu: os Blanik e os outros...
Avatar do utilizador
Emmanuel
 
Mensagens: 252
Registado: 29 Abr 2008, 09:05
Localização: Viana do Castelo

Re: A Influência dos Materiais na Evolução dos Planadores

Mensagempor Hawks em 08 Maio 2008, 23:48

Caso estejam interessados, posso enviar-vos o PDF para os vossos e-mails. Infelizmente, não o sei o colocar disponível para download.
Hawks
 
Mensagens: 6
Registado: 30 Abr 2008, 22:58


Voltar para Publicações ou Ligações

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron