Exercício com "tefigramas". Projecção para 06/08/2009

Meteorologia aeronáutica aplicada ao Voo à Vela.

Exercício com "tefigramas". Projecção para 06/08/2009

Mensagempor Emmanuel em 05 Ago 2009, 09:48

Olá,

há dois dias, um grupo de pilotos e aspirantes a piloto assistiu a um workshop sobre meteorologia para voo livre.
Tratou-se de uma sessão interessantíssima além de útil para cada um dos assistentes.

Ora sabendo que amanhã, 06/08/2009, se não houver alterações ao programa três alunos do curso de piloto de planadores vão realizar os seus exames práticos, resolvi, em jeito de exercício, estimar o tempo que apanharão pela frente - ou por trás. :)
Este exercício visa apenas a análise dos famosos tefigramas que muitos conhecem e que muitos, como eu, pouco ou nada sabem ler.
Então, estimando o exame lá para o início da tarde (1300LT), acabo de recolher o tefigramas para amanhã em http://www.ready.noaa.gov para o ponto N40.66 W008.74.

A animação resultante para o período de 05/08/2009-0900Z a 06/08/2009-2100Z é:

Imagem

O "tefigrama" seguinte apresenta previsão para a hora estimada de exame (não conhecço a hora realmente marcada) (06/08/2009-1200Z).
Apresenta também as rectas traçadas por mim, para a colheita dos dados que seguem.

Imagem

Da análise do "tefigrama" acima retirei os seguintes parâmetros:
- A temperatura do ponto de orvalho será de 11ºC à superfície;
- A temperatura do ar à superfície será de 21ºC;
- Dos parâmetros acima, conclui-se que o ar estará pouco húmido;
- Vento à superfície com cerca de 20km/h - NO;
- Considerando uma temperatura de disparo de +2ºC (23ºC), ou seja a térmica liberta-se praticamente logo, não acumula muita energia. Tracei uma recta paraléla à curva adiabática seca (linha de cor lilás);
- Tracei uma recta (cor azul) paralela às rectas de temperatura do ponto de orvalho que passasse pela base da curva de temperatura do ponto de orvalho;
- O ponto de intersecção das duas rectas traçadas anteriormente indica que o tecto previsto situa-se a uma altitude barométrica de cerca de 900mb (aproximadamente 1000m - se fossem mesmo 900mb seriam cerca de 1100m);
- Como a recta lilás intersecta primeiro a curva de estado (temperatura do ar) antes de intersectar a recta de temperatura do ponto de orvalho, conclui-se que este tecto estará sem núvem. Isto é, estaremos perante térmica azul;
- Tecto: 1000m sem núvem; vento 8km/h - NNO; 15ºC.
- Observando ainda o "tefigrama", prevejo a existência de núvens entre os 6000m e os 7000m o que impede um bom aquecimento do solo;
- A variação na direcção do vento com a altitude até ao 1000m não apresenta sinais de instabilidade, no entanto a curva de estado apresenta uma inflexão abaixo dos 1000m.

Conclusões:
- Por se tratar de uma zona à beira mar, creio que os +2ºC de temperatura de disparo sejam optimistas, não? :roll:
- Vai ser um dia típico Aveirense para o Voo à Vela: sobe com rebocador... e desce, desce, desce... O que importa mesmo é que não haverá chuva. :D

Digam o que acham da minha previsão. Falta alguma coisa? Cometi algum erro?
Amanhã estarei atento ao estado do tempo por essas bandas para ver se se confirma alguma coisa. :lol:
E já agora... Boa sorte e bom voo aos examinandos! ;)

Cumprimentos a todos,
LOMBA, Emmanuel.
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Re: Exercício com "tefigramas". Projecção para 06/08/2009

Mensagempor Emmanuel em 06 Ago 2009, 07:25

Bom dia a todos,

são 0825LT e ao chegar ao Porto com o céu bem cinzento, leia-se:
LPPR 060700Z 11003KT 5000 BR FEW008 SCT015 BKN090 17/16 Q1018=
resolvi espreitar como está o tefigrama da previsão para LPAV (N40.66 W008.74) às 1200Z:

Imagem

Se o colocar lado a lado com o tefigrama do post anterior (para não dizer "sobrepor"), facilmente se vê que:
- As temperaturas (curva de estado e de ponto de orvalho) baixaram um pouco, mas o afastamento entre elas (à superfície) continua semelhante;
- Traçando novas rectas segundo o post anterior (ver abaixo), o tecto fica praticamente à mesma altitude sem núvem;
- A inflexão na curva de estado a cerca de 1000m está mais pronunciada: instabilidade...
- O possível aparecimento de núvens altas de que se falava no post anterior desapareceu;
- O vento está mais alinhado com a pista 35 de LPAV;

Imagem

Alguém tem mais conclusões que se possa tirar da comparação dos dois tefigramas?

Cumprimentos a todos,
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