LPCV: Projecção para fim de semana 08-09/AGO/2009

Meteorologia aeronáutica aplicada ao Voo à Vela.

LPCV: Projecção para fim de semana 08-09/AGO/2009

Mensagempor Emmanuel em 07 Ago 2009, 10:48

Bom dia,

aqui vai uma projecção para este sábado 08 na Covilhã. ;)
O tefigrama (já com as rectas, temperatura de disparo: +2ºC) para as 1200Z de 08/08/2009, no cruzamento das pistas de LPCV:
Imagem

Como é provável que haja uma camada de núvens aos 300mb de altitude que impeça o aquecimento ideal do solo, optei por uma temperatura de disparo de +2ºC. Nestas condições:

- Tecto com núvens aos 2900m (730mb), com vento de NE a 5km/h (3kts);
- No ponto de intersecção das rectas, se se desenhar uma linha paralela à adiabática saturada, vê-se que esta está próxima da curva de estado. Segundo li, isto significa que as núvens não têm um grande desenvolvimento vertical. Teremos apenas uns cumulozitos... :)
- Haverá também alguma instabilidade porque a temperatura da curva de estado é inferior à massa de ar que sobe paraléla à adiabática seca e porque a direcção do vento varia com a altura.
- À superfície o vento estará de NNO com 5km/h, tipicamente atravessado para a pista 06.

Para Domingo, o tefigrama é o que segue (+87Hrs):
Imagem

E assim a olho, sem desenhar rectas, faço as seguintes observações:

- O tecto vai ser mais alto (cerca de 3600m), com núvens com alto desenvolvimento, CB???...
- O ar estará mais seco;
- Os cirros de sábado terão desaparecido, portanto as térmicas serão mais "violentas";
- O vento à superfície estará enfiadinho para a 06;
- Atenção à inflexão na curva de estado, aos 3400m (700mb). O que quer isto dizer?...

Conclusão: não vai chover durante todo o fim de semana! :D

Caros amigos, façam as vossas apostas, eu já fiz as minhas. E a medida que o tempo passa, verei como evoluem os tefigramas.

Cumprimentos a todos,
LOMBA, Emmanuel.
Apenas vejo dois tipos de planadores no céu: os Blanik e os outros...
Avatar do utilizador
Emmanuel
 
Mensagens: 252
Registado: 29 Abr 2008, 09:05
Localização: Viana do Castelo

Re: LPCV: Projecção para fim de semana 08-09/AGO/2009

Mensagempor Emmanuel em 07 Ago 2009, 14:55

Às 1600LT, uma pequena actualização...

Descarreguei novo tefigrama para sábado às 1200Z e as coisas estão um pouco diferentes:
Imagem

- Relativamente à previsao anterior, o tecto baixou ligeiramente mas continua com núvens;
- A grande altitude, o céu estará decididamente com cirros (as curvas de estado e de temperatura de ponto de orvalho encostaram uma à outra), então o terreno vai ter mesmo dificuldade em aquecer.
- O vento à superfície estará enfiado para a pista 06 e a velocidade do mesmo está agora prevista para 5kts (contra os 3kts do post anterior);
- À superfície a temperatura do ar está prevista ser mais baixa do que no post anterior, o que bate certo com os cirros em altitude.

Cumprimentos a todos,
LOMBA, Emmanuel.
Apenas vejo dois tipos de planadores no céu: os Blanik e os outros...
Avatar do utilizador
Emmanuel
 
Mensagens: 252
Registado: 29 Abr 2008, 09:05
Localização: Viana do Castelo

Re: LPCV: Projecção para fim de semana 08-09/AGO/2009

Mensagempor Emmanuel em 08 Ago 2009, 09:59

Bom dia,

aqui fica uma actualização à previsão para hoje às 1200Z, em LPCV:
Imagem

- O tecto estará a 2700m com núvem (temperatura de disparo +2ºC);
- Haverá cirros a 8500m que dificultarão o aquecimento do solo;
- Vento cruzado para a pista 06 - de NO, fraco;
- As núvens poderão ter um grande desenvolvimento vertical, pelo que vi na sequência dos tefigramas, poderá haver CBs ao fim da tarde;
- CAPE = 63.41

Deixo a seguir o meteograma para os 8 dias a contar de hoje:
Imagem

Este meteograma indica pra hoje uma probabilidade de quase 50% de ocorrência de precipitação ao final do dia.
A minha aposta vai para que nã deverá chover hoje, pois os tefigramas para o fim do dia não apresentam as curvas de estado e de temperatura de ponto de orvalho muito próximas. Veremos... ;)

Cumprimentos a todos,
LOMBA, Emmanuel.
Apenas vejo dois tipos de planadores no céu: os Blanik e os outros...
Avatar do utilizador
Emmanuel
 
Mensagens: 252
Registado: 29 Abr 2008, 09:05
Localização: Viana do Castelo

Re: LPCV: Projecção para fim de semana 08-09/AGO/2009

Mensagempor tfalcao em 09 Ago 2009, 23:27

Estive noutras paragens neste fim-de-semana (para não variar).
Houve actividade na Covilhã ou não?
Gostava de saber se se concretizaram as previsões que fizeste.
Ainda não me voltei a debruçar sobre o assunto a sério, mas ando com vontade. Havendo tempo...

Abrç

TF
tfalcao
 
Mensagens: 4
Registado: 21 Maio 2009, 23:58

Re: LPCV: Projecção para fim de semana 08-09/AGO/2009

Mensagempor Emmanuel em 12 Ago 2009, 11:56

Olá Tiago,

acabei de receber a resposta do António Conde por e-mail. Com a devida autorização dele, passo a transcrever para aqui e para a secção "Relatos de voo" o texto da mensagem dele. Ao António Conde, muito obrigado pela colaboração.

(...)
Quanto aos voos (de sábado e de ontem, dias 8 e 11 de Agosto de 2009, respectivamente). Dois voos fabulosos, pelo menos para os meus padrões.

Sábado voei com o Pedro Araújo; ontem voei sozinho (...).

Meteo: basicamente as coisas coincidiram. No sábado, quando chegámos, parecia que não daria para voar - o céu estava repleto de cirrus e nuvens médias (o que coincidia com o “tefigrama”). Depois, a partir talvez das 13h começou a melhorar, ou seja, aparecerem cúmulos, os quais, durante a tarde, foram passando a congestus e Cb (interior de Espanha). Isto coincidiu com as previsões. Fizemos tectos máximos (QFE) à volta de 2.600m. Devemos ter feito, seguramente, mais de 400 Kms. Chegámos a estar a 100 Kms da Covilhã, para lá de Cidade de Rodrigo (Espanha). Quando tentámos ir mais além (Serra da Gata, Penha de França...) começou a chover...e viemos com o "rabinho entre as pernas"...
Lembro-me de, nessa zona, termos apanhado uma térmica em que "enrolámos" a 5,8 m/s integrado!!! (não me lembro de alguma vez ter subido assim tanto numa térmica). Tivemos imensa atenção para não entrarmos dentro dum Cb sem notarmos. É preciso ter muito cuidado. Após o "incidente" da chuva, regressámos à zona da Covilhã e, sobre Belmonte, havia uma imensa bátega de água, da qual, obviamente, nos afastámos. Eram cumulus congestus dos grandes, muito grandes mesmo. A este propósito, aludo que o xc skies tem a particularidade de nos dar a Humidade Relativa no topo da camada das térmicas, o que pode ser bastante útil – “RH Max in boundary layer”.

Lembro-me, ainda, dum fenómeno meteorológico (pelo menos para mim e o Pedro assim foi): quando estávamos sobre o aeródromo já a pensar em aterrar, apesar de não haver nuvens as ascendentes não paravam de surgir (algumas a 2m/s)!!! Aterrámos, penso eu, às 20h30m, mais coisa menos coisa. No total fizemos 6h20m de voo.

Ontem, fiz um percurso semelhante, embora com um raio mais abrangente em termos de locais, ainda que não me tenha afastado tanto da Covilhã como no sábado. Já os irei referir. Primeiro a "meteo". Ontem à noite estive a estudar as previsões com o Pedro (INM, wx skies, Nooa, IST...).
Aquele que me desiludiu mais foi o xc skies, pois, a meio da tarde em diante, previa que o céu começaria a fechar. Não fechou. Nem de perto nem de longe. Quanto a tectos, ventos e outras informações básicas as "coisas" coincidiram. Assim, vento muito fraco, variável. Aliás, as nuvens (cumulus) só começaram a pintalgar o céu – totalmente azul, sem nuvens altas e médias – quando o vento aumentou um bocadinho. Isto deve ter sido por volta da mesma hora de sábado (13h). A teoria que diz que as térmicas precisam de um pouco de vento para se começarem a soltar. Está certa!

Os cumulus eram todos cumulus humilis (cumulus de bom tempo). Apenas para Espanha apanhei cumulus próximos dos congestus, mas de forma alguma com o “sobredesenvolvimento” dos que apanhámos no sábado. Este dado coincidiu com as previsões. Porém, foi na zona de Espanha/Este de Portugal que obtive os tectos mais altos (mais do que no sábado): 2.800m QFE.

No que respeita ao voo. Comecei o trajecto na “Torre”, segui para Seia (onde estavam dois aviões dos incêndios na pista), Manteigas, Gouveia
e por aí fora, na parte W da serra até ver Celorico ao longe. Depois entrei para a Guarda, segui para o Sabugal e fui direito à Serra da Gata (Espanha). Aí, sobre a serra, as nuvens não “puxavam” tanto e resolvi aproximar-me da Covilhã. De qualquer forma, não me afastei tanto do “centro” (Covilhã) como no sábado, onde estivemos, como acima disse, a 100 kms de distância, já fora do “cone”. De seguida, passei para o lado sul da Serra da Gata, fui direito a Penamacor, entrei para a fronteira, para Monfortinho (onde estive a ver o aeródromo e também, um pouco ao longe, mas não tanto assim, um Cb). Após fui a Castelo Branco (onde também vi o aeródromo). Voltei então mais para “dentro”, directo a Alpedrinha, Serra da Gardunha, a qual transpus sem qualquer problema – estive sempre alto, o mais baixo que estive foi 1.600 m QFE entre Penamacor e Castelo Branco. Com o Pedro, penso que nunca estivemos abaixo dos 2.000m. Nesse local – Serra da Gardunha, já no lado W, apanhei uma térmica “húmida” que me levou aos 2.400 m (nessa altura as nuvens já não bombeavam tanto, talvez 2/3m/s, no máximo, e subida irregular), altura em que, para meu espanto, reparei que estava a 8kms da Pampilhosa da Serra. Com tanta “gasolina” a bordo decidi ir visitar esta terra e o seu aeródromo (acoplado de “heliporto”), alcandorado no topo da serra. Estava, tanto quanto me recordo, a cerca de 40kms da Covilhã. Desde aí, com o meu LX a dar-me sempre altura de segurança de chegada à Covilhã à volta de 500m (ainda tenho 250m de reserva), fiz uma “final glide” até ao meu destino. Fabuloso! Já com o aeródromo mais do que garantido, dei “fogo à peça”. Ou seja, em linguagem quilométrica, coloquei a máquina entre os 150 Kms/h e os 200 kms/h, variando em razão da turbulência do ar, a qual, naquele momento, era quase inexistente. Aterrei às 19h30m na pista de terra para deixar o planador junto ao hangar. O Pedro estava à minha espera (e a minha mulher em Coimbra) e seria um abuso prolongar as coisas – para ser sincero, aquela “final” já me tinha satisfeito totalmente. Mesmo assim fiz 4h45m de voo. Não senti, contudo, o tal fenómeno de sábado (ascendentes), ao da tarde, junto ao aeródromo.

O Pedro Araújo poderá dar mais algumas dicas úteis que me podem estar a escapar.

Um abraço e ao dispor
AC


Cumprimentos a todos,
LOMBA, Emmanuel.
Apenas vejo dois tipos de planadores no céu: os Blanik e os outros...
Avatar do utilizador
Emmanuel
 
Mensagens: 252
Registado: 29 Abr 2008, 09:05
Localização: Viana do Castelo

Re: LPCV: Projecção para fim de semana 08-09/AGO/2009

Mensagempor tfalcao em 12 Ago 2009, 23:33

Elucidativo, invejável.
E há malta que acha que se está bem na praia...
Onde se está mesmo bem é no ar.
Mai 'nada.

T.
tfalcao
 
Mensagens: 4
Registado: 21 Maio 2009, 23:58


Voltar para Meteorologia

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron