3/06/2009 EBNM Bélgica

Coloque neste espaço aquilo que viu e/ou sentiu durante o seu voo...

3/06/2009 EBNM Bélgica

Mensagempor Debade em 08 Jun 2009, 10:11

Quarta feira passada a coisa prometia por isso não resisti e meti a tarde, aqui na Bélgica tem que ser assim pois se estamos à espera só do fim de semana para voar há o risco de não voar numca !

Apesar do vento moderado para mim e "cross" à descolagem (a pista tem QFU 06 e o vento estava 340°)as condições estavam muito boas, termicas de +2 m/s (não se riam!) e tecto a 1500/1600m. Estive sempre em grande local pois ainda não posso voar "cross country" e para alem do mais estava com o PW5 que não gosta de vento muito forte; e estava a Sotavento do aerodromo pois a Norte (a imagem está orientada N/S) começa a TMA de Bruxelas, a Oeste está o aeroporto de Charleroi sendo que o nosso aerodromo está na sua TMA e a este começa a TMA de Liege ! ahh esquecia-me para Sul há ainda a base de Florennes (F16) sendo que durante a semana a "guerra" só acaba pelas 17.00h ! Pais pequeno, espaço aereo pequeno. O unico ponto de saida é pelo Sudeste para as Ardenas na confluencia dos dois rios na foto.

Tirei imensas referencias e aprendi imenso, pena não ter levado a maq. fotografica, agua e o PDA mas com o vento que estava não tinha esperança de permanecer muito tempo; é nestas alturas que acontece o contrario ! Fiz ainda um ganho de 1000m mas penso que não posso validá-lo com um simples ficheiro IGC.

Fica aqui o resumo para partilha.

Abraço e bons voos

Joao

Imagem

Imagem

Imagem
##########################################################################################################

Joao Carlos Almeida da Silva
Debade
 
Mensagens: 47
Registado: 02 Jul 2008, 10:40
Localização: Bélgica

Re: 3/06/2009 EBNM Bélgica

Mensagempor Arlindo Silva em 30 Jun 2009, 18:34

Parabéns João,

No próximo Domingo parto para Fuentmilanos com 3 planadores e mais um Jeans que vamos alugar, para uma semana completa de voo à vela.

Quando voltas a voar connosco?
Um abraço
Arlindo da Silva
Arlindo Silva
 
Mensagens: 42
Registado: 17 Jun 2008, 15:35

Re: 3/06/2009 EBNM Bélgica

Mensagempor Emmanuel em 01 Jul 2009, 08:48

Arlindo Silva Escreveu:Parabéns João,

No próximo Domingo parto para Fuentmilanos com 3 planadores e mais um Jeans que vamos alugar, para uma semana completa de voo à vela.

Quando voltas a voar connosco?
Um abraço
Arlindo da Silva

Força Arlindo!
Bons voos ao pessoal todo que for até lá.
Por cá, os que ficam, ficam também à espera de notícias vossas, histórias, reports e sobretudo muitas fotos! ;)

Cumprimentos a todos,
LOMBA, Emmanuel.

P.S. João, achei o teu report excelente, bem documentado. ;) Desculpa-me não ter comentado isto antes. :oops:
Apenas vejo dois tipos de planadores no céu: os Blanik e os outros...
Avatar do utilizador
Emmanuel
 
Mensagens: 252
Registado: 29 Abr 2008, 09:05
Localização: Viana do Castelo

Re: 3/06/2009 EBNM Bélgica

Mensagempor Debade em 01 Jul 2009, 09:26

Olá Arlindo

Ontem dia mais um dia grandioso; falhei a minha primeira prova das 5 horas por 10 minutos ! fiz 4horas e 50 com tectos a 1500m e fiz o meu ganho de 1000m pois levei o barografo; vamos la ver se é validado ! tentarei postar os detalhes possiveis pois o meu PDA ficou sem bateria às 4horas e 20 de voo (tenho que resolver este problema da alimentação do PDA sendo que nao posso usar a bateria do planador).

Os dias tem estado bons agora que o vento acalmou, ontem começou com cumulus até às 16.00 e depois azul o resto da tarde; às 19.00 já só havia uma restituição fraca e fiquei a rapar ainda 10min a 350/400 metros na entrada do circuito para "esticar" mas já nao consegui prolongar mais, para alem do mais comecei a achar imprudente ainda para mais cansado pelo que optei por aterrar. Hoje ainda transpiro o voo de ontem especialmente pelo facto de ter ficado sem o variometro electronico pois um problema na bateria deixou-me minutos antes de descolar sem radio e vario (levei um radio portatil !); confesso que começo a gostar de voar sem "bip bip" no silencio "puro" tal como no Blanik.

Vou sexta feira 10 de Julho para Portugal e se vocês estiverem de volta e operacionais estou livre até 17 de julho.

Um abraço e cumprimentos a todos

Joao
##########################################################################################################

Joao Carlos Almeida da Silva
Debade
 
Mensagens: 47
Registado: 02 Jul 2008, 10:40
Localização: Bélgica


Voltar para Relatórios de voo (debriefing room)

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron