14/08/2009 EBNM Bélgica

Coloque neste espaço aquilo que viu e/ou sentiu durante o seu voo...

14/08/2009 EBNM Bélgica

Mensagempor Debade em 20 Ago 2009, 08:54

Sexta passada fiz um voo engraçado e que me deu muito gozo especialmente a primeira hora. A meteo era razoavel vento fraco e alguns cumulos que se foram dissipando para o final da tarde, o tecto estava a cerca de 1400m QFE (já não é mau para os nosssos padrões !). Eramos 5 planadores a descolar e eu era o ultimo, quando larguei toda a gente já tinha subido e saido da zona (estamos na TMA de Charleroi e Agosto = Férias = Charters + Ryanair a bombar !); eu estive uma hora a "sobreviver" entre os 300m e os 600m numa luta desigual com tudo o que fosse maior ou igual a 0 m/s; por varias vezes me vi no chão até que por fim lá consegui subir e sair para um resto de voo tranquilo, depois dos 900/1000m subia em todo o lado e até era preciso evitar entrar nas nuvens.

Pessoalmente retiro duas explicações; primeiro o facto de não voar há um mês deixou-me certamente muito mais lento e menos reactivo em todos os sentidos e certamente adicionou algum stress extra; li uma teoria interessante sobre as térmicas que dizia que em certas configurações meteo são como as raizes de uma arvore, finas em baixo e à medida que se sobe vão aumentando e engrossando chegando a juntar-se umas às outras em altitude, seria se calhar o caso de sexta feira.

Imagem

Experimentei depois uma nova "mijadeira"; é super pratico e muito confortavel. É um saquinho pequeno enrolado cabe na palma da mão e que tem uns polimeros dentro que solidificam o "material" ! custa cerca de 9€ mais transporte o que dá uma mijinha relativamente cara mas também não é para utilizar a toda a hora e convenhamos que num voo de 4 ou 5 horas é um luxo !
http://www.materielmedicalfrance.com/in ... cts_id/666

Bons voos

Joao
##########################################################################################################

Joao Carlos Almeida da Silva
Debade
 
Mensagens: 47
Registado: 02 Jul 2008, 10:40
Localização: Bélgica

Re: 14/08/2009 EBNM Bélgica

Mensagempor Viper em 20 Ago 2009, 20:40

Boas!!

Em relação ás térmicas, da pouca experiência que tenho, por vezes acontece mesmo isso. E quanto a serem mais estreitas cá em baixo, pelo que tenho conversado com outros pilotos, todos me dizem o mesmo....cá em baixo é mesmo muito mais dificil!
Posso-lhe dizer que o sábado passado (15-08-2009) foi um dia fora do comum. Subia-se em todo o lado a 4 e 5 m/s. Larguei cabo aos 400 metros QFE e em poucos minutos estava no 2800 m QFE
Foi uma brutalidade!

Voo efectuado em Blanik:
Imagem

Ainda esta semana tinha pensado nessas bolsas para a mijinha da moda! Andei a magicar formas de fazer uma coisinha parecida mas caseira :mrgreen:
João Corredeira
LPMU
http://vooavela.mogadouro.pt
Viper
 
Mensagens: 95
Registado: 09 Maio 2008, 16:07
Localização: Mogadouro

Re: 14/08/2009 EBNM Bélgica

Mensagempor Emmanuel em 21 Ago 2009, 07:40

Aaaah... Quem me dera estar ao nível dos pilotos que já se preocupam com mijinhas a bordo! :lol:

Enfim, aqui o maçarico ou penugento (se me posso considerar um dos dois), ainda não fez um voo que durasse mais de 30 minutos, fosse por não haver condições meteorológicas para ficar no ar, fosse por não estar mais em condições de andar no ar - Burp! Arghh! Perdão... Só de pensar nos meus "voos" orográficos na Covilhã, quase me vem o pequeno almoço à boca... :D

Enfim, essa ideia das térmicas serem como as raízes das árvores, à minha primeira vista, faz sentido. Ainda não encontrei literatura que descreva as térmicas em concreto, mas como piloto de secretária também (Condor Soaring) posso afirmar que o simulador de voo à vela Condor Soaring "pinta" as térmicas desta maneira. Recorrendo ao "cheat" que permite ver (sim, VER 8-) ) as térmicas, a forma dela é precisamente semelhante à das raízes de uma árvore.

João (debade), pelo que tenho visto nos teus relatos, voar na Bélgica parece complicado. Mas pelo que li agora, deve ter sido um dia fabulástico e fora de série, não?

Cumprimentos a todos,
LOMBA, Emmanuel.
Apenas vejo dois tipos de planadores no céu: os Blanik e os outros...
Avatar do utilizador
Emmanuel
 
Mensagens: 252
Registado: 29 Abr 2008, 09:05
Localização: Viana do Castelo

Re: 14/08/2009 EBNM Bélgica

Mensagempor Debade em 24 Ago 2009, 10:12

Olá Emanuel

Basicamente a unica complicação é a meteo; há menos dias bons para voar, tectos mais baixos, térmicas mais fracas e um inverno que não perdoa o que faz com que se aproveite todo e qualquer dia "razoavelmente bom" e se veja muita gente a voar durante a semana. Não quer dizer que tambem não hajam dias excepcionais mas que devem ser banais para o padrão de voo em Portugal. Acresce que o aerodromo está numa TMA (para quedas ao centro na imagem) mas há um acordo com o organismo de controle e ao fim de semana ou durante a semana mas com autorização da torre de Charleroi temos uma "zona de subida" que pode ser activada e permite subir em escadinha para Sul / Sudeste e sair pelo canto inferior direito da imagem. A sul fica a base de Florennes mas fora da actividade militar temos FL50.

Imagem

Algumas fotos e pequeno video das vistas Belgas na passada sexta no Twin II.

Abraço

Joao

ImagemImagem
Imagem
##########################################################################################################

Joao Carlos Almeida da Silva
Debade
 
Mensagens: 47
Registado: 02 Jul 2008, 10:40
Localização: Bélgica


Voltar para Relatórios de voo (debriefing room)

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron