Inicio de epoca

Coloque neste espaço aquilo que viu e/ou sentiu durante o seu voo...

Inicio de epoca

Mensagempor Debade em 29 Abr 2010, 12:33

Recomeçou a época por cá apos a "longa" paragem de inverno; já se fizeram bons voos pois o tempo tem estado "jeitosinho".

Para mim começa bem pois fui "largado" no ASW15 depois de no ano passado ter acumulado horas no PW5; terça feira fiz 3h30 mas mais importante que a duração foi o tipo de voo, fui aos limites do voo em "grande local" aproveitando as optimas condições do dia, (+2, +3, tecto a 1600/1700 e cumulos com vento fraco) num belo passeio acompanhando um "Pegase" e um DG200 de dois outros amigos do clube. Fomos virar a 20km do nosso aerodromo num outro aerodromo de ultraligeiros a caminho das Ardenas. A sensação é indescritivel e puramente psicologica, se nos primeiros Km se tem tendencia a olhar para trás para o nosso "ninho" chega-se a um ponto de não retorno em que já estamos a voar em local do outro ponto logo sem problemas tirando uma eventual aterragem fora. Confesso que na primeira ida a pulsação subiu ligeiramente !!
Depois eles seguiram até outro ponto a +/- 15km; eu como era apenas o 3° voo no ASW15 fiquei a ganhar mão à maquina (perdas, spin) e a fazer planeios de 5 e 10km a varias velocidades para "aprender" as performances da maquina.

Algo me diz que vai ser uma boa época e a prova dos 50km está aí à espreita !

As diferenças para o PW5 são já enormes, muito mais sensivel sobretudo devido ao leme de profundidade "monobloco" e contra quem tive uma guerra tremenda no primeiro voo e muitissimo mais performante sobretudo em transição.

Este fim de semana chega o Mistral-C que compramos na Alemanha para substituir o 2° PW5 que tinhamos, vai haver churrascada e "baptismo de planador" mas voar vai ser dificil pois dão mau tempo. Talvez para a semana !!

Abraços e bons voos

Joao
##########################################################################################################

Joao Carlos Almeida da Silva
Debade
 
Mensagens: 47
Registado: 02 Jul 2008, 10:40
Localização: Bélgica

Re: Inicio de epoca

Mensagempor Viper em 29 Abr 2010, 15:06

Obrigado pelo teu relato! É bom ouvir alguém relatar os seus voos!
Realmente o ASW-15 é uma máquina fenomenal ;) :P :mrgreen:
E fotos há?
João Corredeira
LPMU
http://vooavela.mogadouro.pt
Viper
 
Mensagens: 95
Registado: 09 Maio 2008, 16:07
Localização: Mogadouro

Re: Inicio de epoca

Mensagempor Emmanuel em 30 Abr 2010, 08:26

Olá João,

estou como diz o João (o Corredeira): que bom ler um relato de um dia bem passado!
Obrigado por enriqueceres este fórum com as tuas experiências. Melhor do que isto, só ouvi-las da tua boca à volta de um mesa.
Isto faz-me lembrar as actividades na Covilhã que ao jeito das aventuras do Asterix e Obelix, terminam sempre com um banquete no bar do aeródromo. :D

Mas voltando ao assunto...
Imagino a emoção de sair do "ninho" pela primeira vez. A tua descrição faz-me sentir uma certa adrenalina. 8-)
Espero que este ano seja um ano excelente para o Voo à vela, por aí e por cá! ;)

Bons voos a todos,
LOMBA, Emmanuel.
Apenas vejo dois tipos de planadores no céu: os Blanik e os outros...
Avatar do utilizador
Emmanuel
 
Mensagens: 252
Registado: 29 Abr 2008, 09:05
Localização: Viana do Castelo

Re: Inicio de epoca

Mensagempor Debade em 30 Abr 2010, 14:16

Ficam as fotos para a proxima pois não levei maquina fotográfica. Quanto ao convite do Emanuel tambem fica agendado, este ano foi impossivel ir à Covilhã mas quem sabe ainda este ano seja possivel encontrarmo-nos !

Até breve

Joao
##########################################################################################################

Joao Carlos Almeida da Silva
Debade
 
Mensagens: 47
Registado: 02 Jul 2008, 10:40
Localização: Bélgica

Re: Inicio de epoca

Mensagempor Viper em 30 Abr 2010, 17:58

Ficam as fotos para a proxima pois não levei maquina fotográfica.


Falta grave :mrgreen: Levo sempre comigo a máquina! Nunca se sabe ;)
João Corredeira
LPMU
http://vooavela.mogadouro.pt
Viper
 
Mensagens: 95
Registado: 09 Maio 2008, 16:07
Localização: Mogadouro

Re: Inicio de epoca

Mensagempor Emmanuel em 30 Abr 2010, 19:19

Viper Escreveu:Nunca se sabe ;)

Nunca se sabe????
Até parece que só levas a máquina para testemunhar de algum encontro com um OVNI. :mrgreen:

Tou a brincar, é claro!
De facto, sou apologista de que nunca se deva voar sem máquina fotográfica.
No meu caso, só não levo por várias razões. Primeiro, porque sou "penugento", isto é, ando a aprender e quando se anda a aprender, não há tempo para ter "olho fotográfico". E segundo, porque a minha velhinha D70 não é propriamente uma máquina de bolso.
Mas podem crer que mal comece a dominar a arte, que haverá sempre uma maquineta comigo! ;)

No caso do João (Debade), compreendo que não tenhas levado a máquina porque te estavas a ambientar a um planador novo nas tuas mãos. É uma atitude que eu considero segura e louvável. Bravo.

Dito isto, acho que vou dar uma volta no Condor... :lol:

Cumprimentos a todos,
LOMBA, Emmanuel.
Apenas vejo dois tipos de planadores no céu: os Blanik e os outros...
Avatar do utilizador
Emmanuel
 
Mensagens: 252
Registado: 29 Abr 2008, 09:05
Localização: Viana do Castelo

Re: Inicio de epoca

Mensagempor Viper em 01 Maio 2010, 12:05

Querendo, há sempre uma fase do voo em que dá para tirar umas pelingrafias. ;) :mrgreen:
João Corredeira
LPMU
http://vooavela.mogadouro.pt
Viper
 
Mensagens: 95
Registado: 09 Maio 2008, 16:07
Localização: Mogadouro

Re: Inicio de epoca

Mensagempor Debade em 03 Maio 2010, 14:36

Pronto, para me redimir aqui ficam as fotos do novo brinquedo do clube. Ainda não lhe "pus as mãos" em cima mas será para usar na instrução entre o PW5 e o ASW15 e na instrução "cross country"; aquela empenagem alta está mesmo a pedi-las !!!!

http://www.cevv.com/Simpleviewer7/index.html

Abraços

Joao
##########################################################################################################

Joao Carlos Almeida da Silva
Debade
 
Mensagens: 47
Registado: 02 Jul 2008, 10:40
Localização: Bélgica

Re: Inicio de epoca

Mensagempor Viper em 03 Maio 2010, 22:29

Pronto, para me redimir aqui ficam as fotos do novo brinquedo do clube. Ainda não lhe "pus as mãos" em cima mas será para usar na instrução entre o PW5 e o ASW15 e na instrução "cross country"; aquela empenagem alta está mesmo a pedi-las !!!!


Venham mais ;)
João Corredeira
LPMU
http://vooavela.mogadouro.pt
Viper
 
Mensagens: 95
Registado: 09 Maio 2008, 16:07
Localização: Mogadouro


Voltar para Relatórios de voo (debriefing room)

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron