Issoire (LFHA) - junho 2010

Coloque neste espaço aquilo que viu e/ou sentiu durante o seu voo...

Issoire (LFHA) - junho 2010

Mensagempor Debade em 06 Jul 2010, 14:51

De regresso de uma semana de estagio com o clube em Issoire no centro/sul da França.
A Meteo esteve boa e só houve um dia fraquito em que paramos ao principio da tarde pois um CB ameaçador pairava no vale, de resto tectos de 1800/2000 (QFE) e muito calor. Voei toda a semana num SZD-51 Junior que alugamos pois so tinhamos levado o "Pegase" e o PW5 como monolugares e eu ainda não "tinha" as 50 horas solo regulamentares (conseguimos assim baixar o premio do seguro) para voar nele. É um PW5 um bocadinho melhor mas não me arrisquei a sair do voo em grande local. Diga-se que Issoire não é facil e tem as suas particularidades que começo a aprender neste segundo ano de voo lá. Está no meio de cadeias montanhosas e regra geral os cumulus formam-se nesses relevos que distam +/- 15km; nesta altura do ano muito poucos terrenos disponiveis, os cereais estão grandes e ainda não foram cortados e os que foram ainda tem fardos de palha no meio ! Com a maquina que tinha não me habilitei a aventuras ainda por cima sendo propriedade do clube local; concentrei-me no me que faz falta agora, horas de voo. Fiz a prova de 5 horas e o ganho de 1000m, faltam agora os 50km. Não foi facil ver os "camp~eoes" locais a partir fazerem circuitos de 300km em LS8 e DG800 ou no bilugar Janus-C mas a realidade é que são diferenças abismais de performances e que em transição fazem toda a diferença, enquanto eles chegavam facilmente aos primeiros "relevos" eu penava para chegar a meio e mesmo assim so com um bom tecto de 2000m.

Agora mais uns voos aqui na Belgica antes da ida a banhos em Portugal até principios de Agosto e depois já só falta meia época para aproveitar.

Abraços e boas férias

Joao

http://picasaweb.google.com/jcbadereau/ ... directlink
##########################################################################################################

Joao Carlos Almeida da Silva
Debade
 
Mensagens: 47
Registado: 02 Jul 2008, 10:40
Localização: Bélgica

Re: Issoire (LFHA) - junho 2010

Mensagempor Emmanuel em 06 Jul 2010, 19:59

Olá João,

muito obrigado pelo teu report!
Que prazer que me dá ler este tipo de relatos.
E as fotos então. Fabulosas!

Fico à espera do próximo report. ;)
Até breve.

Cumprimentos,
LOMBA, Emmanuel.
Apenas vejo dois tipos de planadores no céu: os Blanik e os outros...
Avatar do utilizador
Emmanuel
 
Mensagens: 252
Registado: 29 Abr 2008, 09:05
Localização: Viana do Castelo


Voltar para Relatórios de voo (debriefing room)

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron