Sabado 4 Setembro

Coloque neste espaço aquilo que viu e/ou sentiu durante o seu voo...

Sabado 4 Setembro

Mensagempor Debade em 06 Set 2010, 08:48

Nos ultimos dias tem havido alguma trégua do tempo e tem se voado; amanhã já regressamos à chuva ! Ainda que não sejam dias fabulosos vai dando para voar qualquer coisa.
Sábado fui largado no Pegase do clube, basicamente é um ASW20 mas feito em França pela Centrair que comprou o desenho aos alemães e continuou a produção. Mais facil e confortavel que o ASW15 e com performances ligeiramente superiores. A visibilidade era má e as termicas também pelo que não foi um grande voo mas ainda assim deu para ficar confortavel e começar a conhecer a maquina. O acontecimento do dia foi um Yak 52 que costuma fazer acrobacia que aterrou sem o trem; a torre ainda lhe gritou varias vezes "gear, gear, gear" mas a resposta foi um "ohhhhh shiiiit !!!!!" e uma aterragem de "quase" barriga na relva. A sorte foi que o trem é como o do Blanik e ficam as rodas ligeiramente de fora o que evitou males maiores do que o helice feito em migalhas e à primeira vista poucos estragos pelo menos visto de fora; suponho que tudo tenha que ir à revisão incluindo o motor. Não quero pensar na factura final da brincadeira.

Abraços

Joao

http://picasaweb.google.com/jcbadereau/ ... directlink
##########################################################################################################

Joao Carlos Almeida da Silva
Debade
 
Mensagens: 47
Registado: 02 Jul 2008, 10:40
Localização: Bélgica

Re: Sabado 4 Setembro

Mensagempor Emmanuel em 06 Set 2010, 09:29

Olá João,

Obrigado pelo teu relato. Não conhecia a Centrair e agora vou investigá-la... :)

Quanto à barrigada do Yak. É um dos males de quem não lê os check-lists. Num avião de trem retráctil, todos se lembram de o recolher...
É por isso que há Torres que apenas dão o "clear to land" após o piloto ter confirmado o "trem em baixo e bloqueado". Em Portugal só vi este procedimento nas bases da FAP.

Cumprimentos a todos,
LOMBA, Emmanuel.
Apenas vejo dois tipos de planadores no céu: os Blanik e os outros...
Avatar do utilizador
Emmanuel
 
Mensagens: 252
Registado: 29 Abr 2008, 09:05
Localização: Viana do Castelo

Re: Sabado 4 Setembro

Mensagempor Debade em 06 Set 2010, 15:21

Pois; na verdade não é uma torre de controlo no verdadeiro sentido da palavra, o aerodromo tem uma frequência de auto-informação e normalmente ao fim de semana está alguem a "controlar" pois há bastante movimento. O Yak costuma fazer voos acrobaticos e é frequente fazer passagens baixas mas bastante rápido, desta vez estavamos a pensar que era mais uma e só quando o vimos sem trem e lento percebemos que ia haver granel. São pilotos com muito experiência por isso deve ter sido um esquecimento básico como as vezes acontece com os planadores !
http://www.yak52.be/index2.htm
##########################################################################################################

Joao Carlos Almeida da Silva
Debade
 
Mensagens: 47
Registado: 02 Jul 2008, 10:40
Localização: Bélgica


Voltar para Relatórios de voo (debriefing room)

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron