XL Campeonato Nacional de Espanha

Coloque neste espaço aquilo que viu e/ou sentiu durante o seu voo...

XL Campeonato Nacional de Espanha

Mensagempor jprosa em 14 Jul 2008, 00:33

Este ano foi a primeira vez que me decidi a participar em campeonatos.
Sou daquele tipo de pilotos que sempre achou que isso de competir é para ETs, e, em consequência, houve um conjunto de anos em que senti não ter tido particular evolução no voo de cross country.
A minha licença é espanhola. Quando lá estive em Fevereiro para a renovar, os nossos amigos espanhóis desafiaram-me a alinhar. Que isso de competir não é apenas para os "Von Richthofen", mas para aqueles que queiram divertir-se, pois voam com muitos pilotos, aprende-se muito e compartilhamos em bom ambiente.
E assim fiz. No campeonato Regional de Castilla La Mancha apenas voei um dos fins-de-semana, no qual apenas um dia foi voável. Com má meteorologia, desisti da tarefa e mais tarde aterrei. Nesse dia Castilla La Mancha ficou semeada de planadores que aterraram fora, tendo eu também ajudado indo fazer um resgate.
Quinze dias depois foi o Nacional, onde também estavam na classe Club os portugueses Ricardo Fernandes, o Luís Castanheira o António Conde voando com o José Aguiar e na classe Standard o Francisco Almeida.
O primeiro dia de competição teve meteorologia excelente com estrada de nuvens, tendo a classe club como tarefa um triângulo FAI de 255,4 km. Eu nunca tinha feito tal tipo de voo, pelo que alguma tensão estava presente. Mas o saber que estava ali para me iniciar ao voo de competição e aprender algo tranquilizou-me. O voo foi feito com muita precaução. Alto como pude. Perdi tempo de mais s subir, tive desvios de rota desnecessários, mas senti sempre confiança por nunca ter baixado muito. Consegui fazer a tarefa, o que encheu de grande satisfação.
No segundo dia nem consegui sair, não me aguentei no ar. Ao aterrar, primeiro azar: o trem meteu-se dentro, soltando uma das portinholas do trem e arranhando a barriga do planador.
Resolvi o problema das portinholas no dia seguinte, mas o azar estava comigo. Depois do planador pronto (salvo o gelcoat da barriga), rebocava-o com o carro para a pista para efectuar um voo de teste.
Azar dos azares: o planador solta-se da barra de reboque, ficando livre e golpeando o meu carro e algo mais com os ailerons, danificando-os seriamente.
Não deveria haver pior para desanimar.
Os próximos dias foram para contactar seguros, reparadores e também um em Espanha, pois encomendei ailerons novos. Deverá estar pronto em breve.
Mas não desisti do campeonato. E assim, no último dia, aluguei um PW5 à Senasa. Já não voava num desde os tempos do meu saudoso C3.
Mesmo assim lá fui, neste caso com todas as cautelas possíveis. A prova do dia era de sectores, sendo também o dia muito bom. Também fiz o voo alto, mas enrolando mais para compensar o facto de estar num PW5. Foi o voo mais longo que fiz neste tipo de planador (158,4 km).
O dia acabou com um excelente jantar e o bom ambiente que de Ocaña nos habituaram.
A prova teve uma organização impecável, com seguimento de planadores com um gps ligado a gsm, que era distribuído por sorteio aos concorrentes cada dia que passava, divulgação nos media e acima de tudo excelente qualidade desde o briefing, organização em pista, reboque e por no ar. Foram quase 50 planadores, é obra.
Para mim valeu a pena, foi um empurrão para fazer o que até agora não tinha feito, e com voos que me deram muito gozo.
Nota positiva também para os nossos amigos espanhóis, no meio do azar tive sempre palavras amigas, conselhos, empréstimo de ferramentas, etc. Lembram o nosso amigo Cabrita. Sinceramente, sinto-me bem no meio deles.
Creio que também foi bom para todos os concorrentes portugueses: o Ricardo dizia ter sido muito bom para ele; para o Luís, o arranque para mais longos voos e um bom resultado em particular no último dia e uma estreia bem sucedida nas "vacadas". Para o Conde, um excelente curso de voo em competição, dado por um bom professor que o acompanhou. Para o Francisco, a confirmação do excelente piloto que sabemos que é. Participou apenas o último dia, o que não o impediu de ganhar a prova desse dia, com um voo de 273,4 km e a excelente média de 119,1 km Hora.
O Francisco já nos tinha mostrado ser um piloto confirmado e ganhou este ano a Copa dos Pirenéus, facto que não foi referido nos egroups e fóruns.
Podem descarregar todos os voos a partir de:
http://www.vueloavela.org/index.php?opt ... Itemid=127
Imagens disponíveis em:
http://www.aeroclubdeocana.aero/Filebro ... p=10&did=0
Aconselho todos os pilotos a participar neste tipo de eventos,
Vale a pena pelo convívio, pela troca de experiências, pelo que se aprende e pelo gozo que podemos obter.
João Rosa
DG-200 "CF"
Grupo Desporttivo e Cultural do Banco de Portugal
jprosa
 
Mensagens: 19
Registado: 17 Jun 2008, 10:21

Re: XL Campeonato Nacional de Espanha

Mensagempor Emmanuel em 14 Jul 2008, 11:55

Obrigado João pelo teu excelente report!
Ficamos à espera das tuas próximas "aventuras", com votos de melhor sorte a todos os níveis.

Cumprimentos a todos,
LOMBA, Emmanuel.
Apenas vejo dois tipos de planadores no céu: os Blanik e os outros...
Avatar do utilizador
Emmanuel
 
Mensagens: 252
Registado: 29 Abr 2008, 09:05
Localização: Viana do Castelo


Voltar para Relatórios de voo (debriefing room)

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron