Debrefing da actividade em Bragança nos dias 08-09/08/08

Coloque neste espaço aquilo que viu e/ou sentiu durante o seu voo...

Debrefing da actividade em Bragança nos dias 08-09/08/08

Mensagempor Arlindo Silva em 10 Ago 2008, 12:50

Na passada Sexta-feira iniciamos a actividade de voo exactamente às 15 horas locais. Fui o primeiro a descolar no LS-1f e soltei-me do rebocar 3 minutos depois com 310 metros. Arrependi-me quase de imediato e, recriminei-me incessantemente durante meia hora, durante a qual não conseguia passar dos 400 metros.Finalmente, cerca das 15,30 horas a térmica onde me encontrava disparou e catapultou-me em poucos minutos para uns confortáveis 1700 metros. A norte viam-se bem desenhados alguns cúmulos bastante atractivos. Cheguei lá com cerca de 1.800 metros. Térmicas integradas de 3,5 metros/segundo. Entretanto o Fernando Ferreira também descolou no PW5, mas não se afastou do aeródromo e aterrou passado pouco mais duma hora. O Blanik estava a fazer baptismos e acabou por ficara a tarde toda no chão por falta de pilotos. O Duo Discus com o António Conde e o Pedro Araújo que foi o último a descolar, fez-se rebocar até à minha térmica a cerca de 8 km a norte do aeródromo e, em breve estava ao meu nível, depois de me ter oferecido o prazer de contemplar a sua majestosa e imponente silhueta. Subimos na mesma térmica até aos 2.100 metros e depois continuamos para norte seguindo a estrada de nuvens. Para quem conhece a zona norte de Bragança, já em Espanha, sabe que as montanhas são bastante altas e, a determinada altura comecei a sentir-me bastante desconfortável, apesar do Logger continuar a indicar que chegava ao aeródromo com uns confortáveis 1000 metros, no entanto a minha altura ao solo era de alguns 200 metros e a distância à pista era de 29 Kms. Informei o Duo que ia voltar para trás seguindo a estrada de nuvens para leste onde a altura do solo é menor, enquanto este prosseguiu até 40 kms a norte de Bragança e juntou-se-me mais tarde a 15 kms a leste do campo.

O Duo aterrou cerca das 19 horas, enquanto eu aterrei às 19,45 horas com 4,45 horas de vôo.

O dia de Sábado era bem mais fraco, de céu azul e com tecto máximo de 1.200 metros. Para cúmulo do azar o cabo mal posto no LS-1f soltou-se durante o reboque a 55 metros, obrigando o Pedro Araújo a uma aterragem fora, a cerca de 500 metros da pista, tendo provocado alguns estragos ligeiros no planador, mas que o vão obrigar a "internamento" por alguns dias ou semanas.

Da parte da manhã houve instrução, e o António Godinho fez o seu primeiro voo solo, com direito a banho nos tanques de água estagnada de combate aos incêndios. Ainda durante a manhã aproveitamos para fazermos o baptismo de voo ao Sr. Abel e ao filho (proprietários do famoso Restaurante Abel). Penso que de futuro vamos ter um tratamento VIP quando formos comer a famosa Posta Mirandesa.

Hoje Domingo, em face aos maus resultados de ontem e às más previsões meteorológicas decidimos suspender a operação.

Saudações aeronáuticas.
Arlindo da Silva
Arlindo Silva
 
Mensagens: 42
Registado: 17 Jun 2008, 15:35

Re: Debrefing da actividade em Bragança nos dias 08-09/08/08

Mensagempor jcomm em 10 Ago 2008, 16:56

Arlindo,

obrigado pelo report! Grande voo!!! Parabéns!

Espero um dia poder juntar-me a vós aí em Bragança tb.
##################################################################
Bou-à-Bela... Eu quero é VOAR!!! Que se lixe o TAF!... Depois se vê o METAR...

J. C. Monteiro (LPPT)

"Proud Supporter of My Mental Health...!"
jcomm
 
Mensagens: 19
Registado: 17 Jun 2008, 10:33

Re: Debrefing da actividade em Bragança nos dias 08-09/08/08

Mensagempor Emmanuel em 10 Ago 2008, 23:53

Olá a todos,

belo report! Sim senhor!
Até me senti nas nuvens. :lol:

Arlindo, esse logger que referes grava algum ficheiro que dê para passar para computador? Dá para colocar aqui um boneco do passeio? Se não, envia-me o ficheiro para o meu e-mail que eu passo-o para formato KMZ para se poder ver no Google Earth. ;) Adorava ver um boneco para perceber melhor esta parte do report:
(...)apesar do Logger continuar a indicar que chegava ao aeródromo com uns confortáveis 1000 metros, no entanto a minha altura ao solo era de alguns 200 metros e a distância à pista era de 29 Kms(...)
É que o "je" não conhece a zona e muito menos as montanhas altas de que falas (vou espreitar ao Google Earth e tentar adivinhar por onde andaram.

Resumindo: belo voo! Parabéns a todos.
Façam mais e contem mais! :)

Cumprimentos a todos,
LOMBA, Emmanuel.
Apenas vejo dois tipos de planadores no céu: os Blanik e os outros...
Avatar do utilizador
Emmanuel
 
Mensagens: 252
Registado: 29 Abr 2008, 09:05
Localização: Viana do Castelo

Re: Debrefing da actividade em Bragança nos dias 08-09/08/08

Mensagempor Arlindo Silva em 12 Ago 2008, 08:06

Bom dia Emmanuel

Realmente consegue-se fazer mil e uma coisas com os ficheiros gravados pelo logger, mas não me perguntes o quê nem como. Estou a iniciar-me nessas andanças. Eu estou a pensar ir esta semana a Bragança e poderia trazer o Logger para o descarregar mas, penso que os cabos estão com o Luis Castanheiro. De qualquer maneira logo que possa envio-te um ficheiro para o poderes trabalhar.

Saudações aeronáuticas.
Arlindo
Arlindo Silva
 
Mensagens: 42
Registado: 17 Jun 2008, 15:35

Re: Debrefing da actividade em Bragança nos dias 08-09/08/08

Mensagempor Emmanuel em 12 Ago 2008, 20:22

Arlindo Silva Escreveu:(...)
De qualquer maneira logo que possa envio-te um ficheiro para o poderes trabalhar.
(...)
Arlindo

Roger!
Obrigado!
Logo que o receba e obtenha resultados, colocarei os mesmos aqui.

Cumprimentos e votos de bons voos a todos,
LOMBA, Emmanuel.
Apenas vejo dois tipos de planadores no céu: os Blanik e os outros...
Avatar do utilizador
Emmanuel
 
Mensagens: 252
Registado: 29 Abr 2008, 09:05
Localização: Viana do Castelo


Voltar para Relatórios de voo (debriefing room)

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron