Sábado 27.09.2008 em Coimbra

Coloque neste espaço aquilo que viu e/ou sentiu durante o seu voo...

Sábado 27.09.2008 em Coimbra

Mensagempor Arlindo Silva em 29 Set 2008, 12:40

Este é o e-mail enviado por mim ao; planadores@yahoogroups.com, na sequência duma série de debriefings à actividade no passado fim-de-semana em Sintra.


Olá a todos e, um grande abraço de solidariedade aos sobreviventes;

Depois de todos os relatos aterradores, penso que nós - a malta acima do paralelo 40 - fomos uns verdadeiros privilegiados.
Não fomos castigados com chuva, nem granizo nem tão pouco ventos tesoura. Em contrapartida fomos contemplados com tectos de 2.400 metros. O S. Pedro lá sabe, mas deve ser por causa da nossa aura de meninos obedientes e bem comportados.
Mas, eu conto mais em pormenor:

Como temos que fazer alguns trabalhos de manutenção no Blanik e no rebocador, decidimos fazer o ferry no Sábado de Bragança para Coimbra. Descolamos tarde , cerca das 13 horas, - culpa de dois ou três "tripeiros - e subimos até 8.500 pés QNH. Na aproximação a Viseu começaram a desenhar-se estradas de cúmulos. Calculei que o TOP estaria mais ou menos ao nosso nível e como não tinha muito mais power para subir, pelo sim pelo não, decidi passar para a base que estava nos 7.500 pés. Aterramos, com Coimbra rádio a informar o tráfego, que havia uma aeronave e UM PLANADOR em aproximação, procedentes de norte

Coimbra estava pejada de estradas de nuvens em todas as direcções com vento fraco de leste. O António que já lá estava com o Duo Discus montado, morria de impaciência, por isso, depois dum breve briefing com a torre, prepará-mo-nos para descolar, Blanik e Duo. Poupo-vos ao relato dos problemas levantados por gente, que sendo piloto, mas sem nunca ter visto um planador, pensou de certeza que o aeródromo iria ficar fechado ao resto da actividade. Parafraseando o António - FALTA DE CULTURA AERONÁUTICA.

O António Conde estava no ar às 15,40 horas e, pouco depois estava a reportar térmicas de 3 metros integradas.
Eu tinha três baptismos para fazer e, já instalado no Blanik, quando o rebocador reporta falha de travão direito. Felizmente aos comandos estava o nosso rebocador -mor e, como o Rallye NÃO NECESSITA DE TRAVÕES a actividade não estava em risco. Com um ajudante na asa alinhou-se o avião esticou-se o cabo - com o rebocador a ameaçar soltar o cabo se não conseguísse manter o avião no eixo da pista- mas, 30 segundos depois estávamos a voar.

O António no DUO reportava entretanto 2.400 metros e intenções de ir até à Pampilhosa da Serra, Seia e Mortágua, o que acabou por fazer, tendo aterrado às 18,30 horas, com a Torre a perguntar meia-hora antes, se tinha intenções de regressar ainda no Sábado a Coimbra.

No Blanik consegui atingir os 2.100 metros, tendo obtido a partir dos 1.000 metros 4m/s integrados sem apertar muito e, subindo muitas vezes em frente a 3m/s pedindo a todos os santinhos que a minha passageira não enjoasse e poder prolongar o voo de forma a dar tempo ao Pinto para reparar o travão.

Aterrei 1, 30 hora depois, com a certeza de que o avião estava pronto para os reboques seguintes. UM DIA EM CHEIO

Pela minha descrição, podem ver algumas das vantagens em ser BOM MENINO. Mais, eu penso que nós ainda temos alguns bonus junto do S.Pedro, que podem compensar as diabruras abaixo do paralelo 40, mas, são só descartáveis acima do paralelo 40. Que tal virem voar connosco?
Coimbra, Aveiro, Covilhã ou Bragança à vossa descrição, quanto mais não seja para mudar de ares.

Saudações aeronáuticas.

Arlindo da Silva
Arlindo Silva
 
Mensagens: 42
Registado: 17 Jun 2008, 15:35

Re: Sábado 27.09.2008 em Coimbra

Mensagempor jcomm em 01 Out 2008, 07:15

Olha Arlindo,

deixas-me ir partir canopies aí para cima? Deixas? :-)

Bom, pelo menos o Blanik não é tão problemático, daquilo que me recordo...

Durante um dos voos domingo passado em Sintra no Twin, aliás o último do dia pois as condições pioraram bastante ao longo dos curtos 45' que durou (quando comparado com as vossas voatanas aí no Norte...) enquanto enrolava em certas ascendentes estranhas lembrei-me várias vezes do Blanik e dos seus flaps de um único detent mas que davam um jeitão a enrolar mais apertado pois as múltiplas posições intermédias ao alcançe da nossa mão eram muito úteis! E o Blanik não era pastelão como o Twin (que parece mais um b747-400...)

Até pode ser q o Twin seja melhor para cross-country, mas prefiro 500x o AS K-21... E claro, estou desejoso de ir experimentar o Blanik! E prometo que tranco sempre a canopy depois de aterrar, em dias de vento!!!

Abraço!
##################################################################
Bou-à-Bela... Eu quero é VOAR!!! Que se lixe o TAF!... Depois se vê o METAR...

J. C. Monteiro (LPPT)

"Proud Supporter of My Mental Health...!"
jcomm
 
Mensagens: 19
Registado: 17 Jun 2008, 10:33

Re: Sábado 27.09.2008 em Coimbra

Mensagempor Arlindo Silva em 02 Out 2008, 11:41

Olá Monteiro

Não fiques traumatizado, essas coisas acontecem.
O nosso convite para vires voar connosco continua no ar e, por este andar vai continuar eternamente. :lol:
Avisa apenas com alguma antecedência para podermos destacar alguém para te acompanhar a par e passo para não f.... :cry: a canopy.
Vou tentar organizar, logo que o noss LS1-f esteja de novo a voar, um acampamento de inverno na Covilhã, e tentar trazer o maior número de mouros cá acima e, pode ser que dessa vez consigas uma abertura na tua agenda. Fica bem falar assim, porque aqui entre nós, todos sabemos que a tua vinda só depende de conseguíres autorização dos generais lá em casa.

Um abraço e espero conhecer-te em breve.
Arlindo da Silva
Arlindo Silva
 
Mensagens: 42
Registado: 17 Jun 2008, 15:35


Voltar para Relatórios de voo (debriefing room)

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron