3 Perguntas acerca de Regulamentação, Manutenção e CTA

Coloque aqui as suas dúvidas ou respostas

3 Perguntas acerca de Regulamentação, Manutenção e CTA

Mensagempor Hawks em 01 Maio 2008, 20:01

Como já disse noutro tópico, encontro-me actualmente a realizar um trabalho acerca de Planadores. Gostaria então de deixar aqui 3 perguntas que espero, seja também curiosidade de outras pessoas.

Regulamentação em Portugal:

-Pesquisei no site do INAC mas não sei se a regulamentação aplicada aos ultraleves é a mesma que aos planadores. È possível fazer voo à vela por cima de cidades aproveitando as térmicas? Ou existe legislação em contrário? E que tipo de certificação tem que ter um piloto de planadores para que possa, por exemplo, fazer o assemble das asas na sua própria aeronave?

Manutenção:

-Existe alguma empresa que faça manutenção de planadores em Portugal?

Controlo de Tráfego Aéreo:

-Sabendo que um planador pode atingir altitudes notáveis durante o seu voo, é obrigatório que os mesmos estejam dotados de transponder já que podem interfir com o restante tráfego?

Desde já, obrigado pela atenção.
Hawks
 
Mensagens: 6
Registado: 30 Abr 2008, 22:58

Re: 3 Perguntas acerca de Regulamentação, Manutenção e CTA

Mensagempor Fernando Ferreira em 08 Maio 2008, 11:11

Já agora, que tipo de trabalho está a fazer?

Regulamentação em Portugal:
A regulamentação é destinta em alguns tópicos, mas no toca as regras do ar é praticamente idêntica.
Um planador pode voar sobre zonas abitadas se cumprir os mínimos de altitude: 1000 pés acima do terreno.
A montagem do planador pode ser feita pelo piloto sem nenhum tipo de certificação específica.

Manutenção:
Quase todas, senão todas as empresas de manutenção fazem a manutenção à planadores em Portugal.

Controlo de Tráfego Aéreo:
Só é necessário transponder se voarem em espaço aéreo controlado.
Fernando Ferreira
 
Mensagens: 2
Registado: 08 Maio 2008, 10:35

Re: 3 Perguntas acerca de Regulamentação, Manutenção e CTA

Mensagempor Hawks em 08 Maio 2008, 23:39

Olá Fernando,

desde já o meu obrigado pela informação prestada, foi de grande utilidade. Encontro-me a realizar um trabalho no âmbito da disciplina "Aeronaves Especiais" do 5º ano de licenciatura antiga (2º ano de mestrado) do curso de Engenharia Aeronáutica. Gostaria, eventualmente, de trabalhar na área de estruturas/materiais dos planadores na minha tese de mestrado no próximo ano. Infelizmente, isso não depende apenas de mim.
Hawks
 
Mensagens: 6
Registado: 30 Abr 2008, 22:58

Re: 3 Perguntas acerca de Regulamentação, Manutenção e CTA

Mensagempor Arlindo Silva em 20 Jun 2008, 11:16

Só acrescentar um preciosismo à informação do Fernando.

O planador pode sobrevoar zonas habitadas, desde que respeite a minima de 300 metros de altura acima do ponto mais alto num raio de 600 metros.

Um abraço
Arlindo da Silva
Arlindo Silva
 
Mensagens: 42
Registado: 17 Jun 2008, 15:35


Voltar para Perguntas aos Instrutores

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron