Curso PP Aeroclube de Portugal

Coloque aqui as suas dúvidas ou respostas

Curso PP Aeroclube de Portugal

Mensagempor remota em 15 Abr 2009, 00:59

Boas!

Sou novo nestas andanças.
Inscrevi-me no curso PP do Aeroclube de Portugal que está com uma promoção a 1499€.
Claro está que isto não inclui Brevet, exames, etc etc, e pelo que me explicaram vai aos 2000€ que até não acho caro se comparado com os cursos anteriores.
Simplesmente o curso prevê para além das aulas teóricas, apenas 6 horas de voo, com 2 horas de solo incluídas.
há inclusive alguns comentários no próprio fórum do AeCP insurgindo-se e achando isto uma fraude

http://www.aecp.pt/index.asp?i=forum/abrirtopico.asp&original=4677

A minha pergunta é, partindo do princípio que estes senhores são honestos mas que estas horas não são suficientes para a obtenção da licença (tá-se mesmo a ver), quantas horas são normalmente necessárias para obtenção do brevet PP?

Obrigado
Remota
remota
 
Mensagens: 1
Registado: 15 Abr 2009, 00:47

Re: Curso PP Aeroclube de Portugal

Mensagempor Emmanuel em 15 Abr 2009, 13:46

Olá Remota,

bem-vindo a este fórum!
Antes de responder à sua pergunta permita-me pedir-lhe para evitar dizer o que se passa (de mal) na casa dos outros. Obrigado.

Quanto à sua pergunta...
Por lei, i.e., de acordo com as normas do INAC, para a emissão de uma licença de piloto de planadores, o aluno deverá ter completado um mínimo de 6 horas de voo (2 das quais a solo) e ter 20 aterragens em voo solo.

No entanto, o que lhe posso dizer é que a quantidade de horas que vai fazer como aluno depende de muitos factores, sendo o principal deles a sua proficiência. Há alunos e alunos, há voos e voos. ;) E há instrutores e instrutores. :lol:

A minha experiência é pouca mas posso-lhe dizer com toda a certeza que só se for muito bom e tiver todas as sortes a seu favor sairá com a licença de PP mal tenha completado os requisitos mínimos. Na minha opinião, quantas mais horas fizer, melhor para si.

A questão fundamental é saber qual o custo de um voo por minuto; i.e., tipo de lançamento do planador (o guincho é mais barato que o reboque por avião, por exemplo). Quanto custa o minuto de reboque, quanto custa o minuto de voo em planador, com e sem instrutor, etc... Com estes valores poderá controlar e fazer estimativas do custo do seu curso.

Uma coisa é certa, voar em planador é o tipo de voo em avião mais barato que há. E acima de tudo, se gosta de VOAR, vai ver que vale a pena o dinheiro que gasta na actividade. Um conselho, não olhe para a licença de PP como um investimento, conforme acontece com outras licenças (comerciais).

Finalmente, chamo a atenção para o facto de que normalmente, o mais caro na actividade de voo à vela não é o voo em si, mas a deslocação e eventualmente a estadia no local da prática. Por exemplo, vivo em Viana do Castelo e para voar, já fui a S. Jacinto e à Covilhã. Valeu a pena? Valeuuuuu. ;)

Espero ter respondido à sua pergunta da forma que pretendia e estou disponível para o ajudar no que me for possível. Além disto, estamos num fórum aberto onde andam por cá pilotos com P grande. 8-)

Cumprimentos a todos,
LOMBA, Emmanuel.
Apenas vejo dois tipos de planadores no céu: os Blanik e os outros...
Avatar do utilizador
Emmanuel
 
Mensagens: 252
Registado: 29 Abr 2008, 09:05
Localização: Viana do Castelo

Re: Curso PP Aeroclube de Portugal

Mensagempor rui.miranda em 17 Abr 2009, 16:46

Emanuel, também quero fazer o curso de planador ou de ULM, ando à procura de escolas de preços de informações... assim tb agradeço as informações porque era uma dvida que já ia colocar aqui.
Já agora também sou de Viana do Castelo, mas moro em Lisboa, e pergunto: na pista da Povoa de Varzim existe actividade??? Vou alguns fins de semana para Viana e por várias vezes tenho pensado passar lá... vale a pena?

Obrigado,
Rui Miranda
rui.miranda
 
Mensagens: 3
Registado: 24 Jun 2008, 10:52

Re: Curso PP Aeroclube de Portugal

Mensagempor Emmanuel em 17 Abr 2009, 18:53

Olá Rui,

Haaa que fixe! Mais um vianense. Mais uns quantos e temos malta para montar uma pista em Viana! 8-)
Relativamente à pista da Póvoa de Varzim. Não te sei informar. Até hoje nunca lá fui. Passo todos os dias perto da Póvoa, na A28, mas nem me lembro que ela existe. :oops:
Quanto a movimentos, o que ouço nos "corredores" é que teve movimentos quando foi inagurada... Não sei se é bem assim. De qualquer forma é uma pista que só serve mesmo para ULM e mesmo assim com alguns cuidados, pois a CTR do Porto é mesmo ali ao lado e o corredor da pista 17 de LPPR fica praticamente por cima. Ou seja planadores ali é para nem pensar nisso. Segundo o documento seguinte do INAC a pista da Póvoa é uma pista aprovada para ULM (http://ww2.inac.pt/images/PDF/aerodomos ... il2009.pdf)

Mas para obter alguma informação decente, o melhor mesmo é visitar o respectivo site: http://www.aeroclubedonorte.com/

Cumprimentos a todos,
LOMBA, Emmanuel.
Apenas vejo dois tipos de planadores no céu: os Blanik e os outros...
Avatar do utilizador
Emmanuel
 
Mensagens: 252
Registado: 29 Abr 2008, 09:05
Localização: Viana do Castelo

Re: Curso PP Aeroclube de Portugal

Mensagempor rui.miranda em 20 Abr 2009, 12:42

Emanuel, temos de tratar da criação do aeroclube de viana... :P
Obrigado pelas dicas e informações, realmente aquela pista tem uma localização complicada, ainda nunca lá fui mas de facto também só ouvi falar dela quando da sua inauguração.
Bem e para falar do tema do tópico... tenho de tratar de fazer o curso, mas ainda está pendente de algusn factores.

Cumprimentos,
Rui Miranda
rui.miranda
 
Mensagens: 3
Registado: 24 Jun 2008, 10:52


Voltar para Perguntas aos Instrutores

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron