Mogadouro: Pilotos amadores queixam-se...

Notícias acerca do Voo à vela

Mogadouro: Pilotos amadores queixam-se...

Mensagempor Emmanuel em 02 Nov 2009, 21:58

Mogadouro: Pilotos amadores queixam-se de lhes estar a ser negada utilização do aeródromo

Praticantes do voo à vela acusaram hoje os responsáveis pelo aeródromo de Mogadouro de vedarem a utilização da única infra-estrutura nacional construída com dinheiros públicos para pólo de animação turística a partir de desportos aeronáuticos.

Um grupo de pilotos amadores de diversas zonas do país queixou-se a várias entidades, nomeadamente ao Provedor de Justiça por alegadamente há mais de um ano verem recusados pedidos para voarem no aeródromo municipal de Mogadouro.

António Conde, um advogado de Coimbra e praticante de voo à vela é porta-voz dos queixosos que alegam que o propósito do projecto de Mogadouro 'está a ser desvirtuado' e que existem 'indícios de apropriação de um equipamento público pago com dinheiro dos impostos, em benefício de um grupo restrito de pessoas'.

O aeródromo foi financiado por dinheiros públicos, nomeadamente do Turismo, e contempla a pista de quase 1300 metros realizada pelo Regimento de Engenharia de Espinho do Exército, aquisição de equipamento de voo, um avião de reboque, dois planadores e um moto planador.

O projecto contemplou também obras numa antiga escola primária para centro de instrução, formação de pilotos e dormitório da Escola Internacional de Voo à Vela.

Segundo os queixosos, 'em três anos foi realizado apenas um curso, que formou cinco pilotos, e nenhum evento nacional ou internacional'.

A memória descritiva do projecto promovido pela Câmara de Mogadouro, propunha a criação de uma infra-estrutura aeronáutica vocacionado para a animação turística da região, que passaria a fazer concorrência directa a Fuentes de Milanos, em Espanha, considerado a nível europeu um sítio excepcional para a prática em voo planado.

Os pilotos dizem que o aeródromo de Mogadouro tem condições excepcionais e, por isso, não entendem as 'recusas sucessivas'.

Mais de metade dos 60 planadores nacionais já subscreveram um abaixo-assinado contra esta situação, que já mereceu também uma intervenção do presidente do organismo nacional deste desporto.

Os queixosos participaram ao Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC), Provedor de Justiça, Turismo de Portugal, entre outras entidades.

Em declarações à Lusa, o vice-presidente da Câmara de Mogadouro, João Henriques, responsável pelo aeródromo, afirmou que 'voam quando quiserem em Mogadouro, desde que cumpram as regras'.

O responsável autárquico confirmou que os pilotos em causa 'ainda não voaram' no aeródromo mas porque 'ali funciona uma escola de formação e o que está em causa é a articulação com a actividade' da mesma.

'O que eles pretendem é fazer um acampamento de três ou quatro dias com o nosso avião rebocador e em que a escola tem de parar', disse, sublinhando que 'é necessário articular com algum tempo antecedência', que no caso é de dez dia.

'As duas vezes que pediram dá a sensação que até fazem de propósito para que lhes seja recusado', acrescentou.

Os pilotos contrapõem dizendo ser 'impossível saber como vão estar as condições atmosféricas' determinantes para a prática do desporto.

in: Correio do Minho (http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=17152)
Apenas vejo dois tipos de planadores no céu: os Blanik e os outros...
Avatar do utilizador
Emmanuel
 
Mensagens: 252
Registado: 29 Abr 2008, 09:05
Localização: Viana do Castelo

Re: Mogadouro: Pilotos amadores queixam-se...

Mensagempor Debade em 03 Nov 2009, 11:05

Emmanuel Escreveu:Mogadouro: Pilotos amadores queixam-se de lhes estar a ser negada utilização do aeródromo

'O que eles pretendem é fazer um acampamento de três ou quatro dias com o nosso avião rebocador e em que a escola tem de parar', disse, sublinhando que 'é necessário articular com algum tempo antecedência', que no caso é de dez dia.

in: Correio do Minho (http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=17152)


Sinceramente não percebo porque é que a escola tem que parar; ainda se fosse um campeonato da europa com 40 ou 50 planadores para descolar mas que sejam 10 planadores privados mais os da escola não me parece assim tão complicado de gerir. Outro não questão é o rebocador, então não será melhor voar mais horas por ano independentemente de rebocar da escola ou do privado ? no meu clube é o que se pretende para diminuir despesas, rebocar, rebocar e rebocar, o preço do reboque é de 30€ a 500m seja escola seja privado e com dois bilhetes leva 100m de bonus (1100m / 60€).

Abraços

Joao
##########################################################################################################

Joao Carlos Almeida da Silva
Debade
 
Mensagens: 47
Registado: 02 Jul 2008, 10:40
Localização: Bélgica

Os abusos que campeiam no AMM estão condenados

Mensagempor Arlindo Silva em 11 Nov 2009, 23:28

Que me perdoem aqueles que defendem uma maior intervenção do poder público na sociedade civil, e na economia, em detrimento da iniciativa privada. Aqueles que me conhecem, sabem que defendo denodadamente, que o poder público não deve intervir, senão como regulador, nas actividades, que quanto a mim, sejam pertença da iniciativa privada.

Acredito que só se conseguirá um equilíbrio justo e sustentável, segundo o princípio, UTILIZADOR PAGADOR!

Porém, o Aeródromo de Mogadouro foi construído com dinheiros públicos, e é disso que se trata agora, com um objectivo bem claro, exaustivamente difundido, e que talvez por essa razão, colheu a aprovação das entidades públicas para o investimento.

É sempre assim!

Os gestores dos dinheiros públicos, mais ou menos de boa fé, e mais ou menos pressionados sobre a influência de alguns lobbies, autorizam a aplicação dos dinheiros que lhes estão confiados.

Até aqui tudo bem, não fora o facto desses responsáveis, a partir daí, se divorciarem do projecto, e dos objectivos, para os quais foram projectados e construídos.

Sou piloto de avião, e de planador, como hobby, e empresário de profissão.

Na minha empresa, como em qualquer outra, o objectivo é o lucro. Como gerente cabe-me a responsabilidade de fazer com que tal aconteça. Se me divorciar destas responsabilidades, as consequências são




..a FALÊNCIA!

O Aeródromo de Mogadouro foi construído com o objectivo de promover os desportos aeronáuticos, em especial o voo à vela, e através destes atrair turismo à região.

Em cinco anos de actividade, este projecto, (que custou mais de 1.000.000 euros ao erário público) conseguiu fazer 5 novos pilotos, e como todos eles são residentes locais, (comem e dormem nas suas próprias casas) não trouxeram qualquer valor acrescentado ao turismo.

Mas, o esbanjamento dos bens públicos não acaba aqui, senão vejamos:

Investimento nas Infra-estruturas +/- 1.000.000 €

Despesas Anuais da Actividade
Ordenado do Director de Aeródromo +/- 34.000 €
Despesa de Gasolina +/- 5.000 €
Seguro, Manutenção, Amortiz. avião de reboque +/- 10.000 €
Seguro, Manutenção, Amortiz. Moto-planador +/- 8,000 €
Seguro Manutenção, Amortiz. 2 planadores +/- 6,000 €
Outras despesas +/- 16,000 €
TOTAL ANUAL +/- 80.000 €
============
Vejamos as receitas anuais:

5 Pilotos em cinco anos, ou seja, uma média de um piloto por ano: +/- 2.000 €
Outros voos efectuados por convidados do director +/- 3.000 €
Hangaragem de planadores privados +/- 360 €
TOTAL ANUAL 5.360 €
===========
RESUMO
Para além da despesa inicial do projecto, este elefante branco continua a custar ao erário público, no mínimo +/- 75.000 € por ano!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

BENEFICIADOS
Meia dúzia de nativos locais, e outra meia dúzia de convidados do Senhor Director de Aeródromo e seus correligionários.

Perante isto, somos indubitavelmente levados a pensar que o dinheiro dos nossos impostos está a ser indevidamente usado, ou está claramente a ser usado em benefício duma minoria, mas o problema é bem mais grave.
É sabido que o país gasta mais do que aquilo que produz, logo a receita é inferior à despesa, como consequência, o país está a endividar-se a passos galopantes, por isso este caciquismo que se verifica no Aeródromo de Mogadouro, está a produzir uma factura que os nossos filhos hão-de pagar.

Com diz o meu grande amigo, António Conde – mais que não fosse, este não é de certeza o futuro que queremos legar aos nossos filhos.

Mas, como eu referi atrás, aquando da construção do projecto Aeródromo do Mogadouro, acredito na boa fé do poder público, ao dar luz verde a um tal projecto, porque embora à data não houvesse mais de 60 praticantes de voo à vela em Portugal, esta é no entanto uma modalidade que acolhe grande número de praticantes em toda a Europa, a partir de tenra idade e senão vejamos:

Alemanha mais de 30.000 pilotos
França mais de 15.000 pilotos
Inglaterra mais de 15.000 pilotos

Calculo que na União Europeia há mais de 100.000 praticantes desta modalidade aeronáutica.

Em Julho deste ano, cinco dos pilotos, (entre eles eu) que tinham solicitado autorização para voar em Mogadouro, a quem essa autorização foi recusada, com base nos argumentos mais soezes, que só a mais torpe das mentes podia rebuscar, decidiram rumar a Fuentemillanos em Espanha.

Durante uma semana, voamos e convivemos com pilotos e suas famílias, alemães, belgas, franceses, holandeses, espanhóis e suíços. Alguns permaneciam duas semanas, e outros quatro e mais. Nós portugueses ficamos apenas uma semana, e entre reboques, alojamento e alimentação despendemos no total 5.000 €, e nenhum de nós levou as suas famílias. Fazendo de novo as contas de merceeiro, e calculando que os cerca de 50 pilotos que em média demandam diariamente a Fuentemillanos, nos quatro meses de época alta, contribuem com mais de 1.200.000 € para a economia local.

Em Portugal somos menos duma centena, apesar de termos tradição neste campo. No próximo dia 14 comemora-se os 100 anos do primeiro voo de planador em Portugal. Fomos seguramente um dos países pioneiros neste campo.

Porque somos afinal tão poucos em Portugal?
Não podemos acusar o poder público de não ter feito nada pela modalidade, como é tão frequente, porque temos o exemplo de Mogadouro, onde o poder público investiu o que tinha e o que não tinha.

Então, é dever cívico de cada cidadão deste país, denunciar e combater com todos os meios que o sistema nos disponibiliza, a falta de decência, de honestidade e de rectidão, da gestão de coisa pública.

Ultimamente, alguns dos convidados do Senhor Director de Aeródromo, vieram defender que sempre foram bem recebidos.

Dou-lhes razão!
Eu também faço parte dessa lista de privilegiados! Fui talvez o primeiro convidado do Senhor Director de Aeródromo a voar em Mogadouro. No próprio dia da inauguração e quando o felicitava pela obra realizada, convidou-me pessoalmente a voar sempre que quisesse em Mogadouro, mas sublinhando que o convite era individual. Era dia de festa, e por isso não era oportuno fazer estalar logo ali o verniz.
Mais tarde formulei-lhe o pedido para voar em Mogadouro, na qualidade de Presidente da Comissão Nacional do Voo à Vela, e a resposta foi, que os convites seriam individuais e endereçados por ele mesmo.

É isto que eu combato, que eu repugno e que me revolta. Se é coisa pública, recuso-me a fazer parte da lista de privilegiados, seja ela qual for. Se ali está o dinheiro de todos nós, tem que estar acessível a todos, aos actuais praticantes e aos vindouros, sem qualquer discriminação ou privilégio.
Arlindo Silva
 
Mensagens: 42
Registado: 17 Jun 2008, 15:35

Re: Mogadouro: Pilotos amadores queixam-se...

Mensagempor Emmanuel em 14 Nov 2009, 12:43

Caros amigos,

na ligação seguinte podem descarregar um ficheiro de audio com a entrevista do António Conde à estação de rádio Antena 1, acerca do caso do aeródromo de Mogadouro. Este ficheiro pesa cerca de 1.9MB.

Entrevista do António Conde à Antena 1

Cumprimentos a todos,
LOMBA, Emmanuel.
Apenas vejo dois tipos de planadores no céu: os Blanik e os outros...
Avatar do utilizador
Emmanuel
 
Mensagens: 252
Registado: 29 Abr 2008, 09:05
Localização: Viana do Castelo

Re: Mogadouro: Pilotos amadores queixam-se...

Mensagempor Emmanuel em 14 Nov 2009, 13:26

Bom dia,

o jornal online Correio da Manhã também faz uma pequena referência a este assunto...

03 Novembro 2009 - 00h30
Mogadouro
Pilotos de voo à vela acusam aeródromo
Praticantes do voo à vela acusaram os responsáveis pelo aeródromo de Mogadouro de vedarem a utilização da infra-estrutura.

Um grupo de pilotos amadores de diversas zonas do País queixou-se a várias entidades, nomeadamente ao provedor de Justiça, por alegadamente há mais de um ano verem recusados pedidos para voarem no aeródromo. João Henriques, vice--presidente da Câmara de Mogadouro e responsável pelo aeródromo, afirmou que ainda não se realizaram voos porque no local “funciona uma escola de formação e está em causa a articulação com a actividade” da mesma.

O link para a notícia:
http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx ... 0000000010

Cumprimentos a todos,
LOMBA, Emmanuel.
Apenas vejo dois tipos de planadores no céu: os Blanik e os outros...
Avatar do utilizador
Emmanuel
 
Mensagens: 252
Registado: 29 Abr 2008, 09:05
Localização: Viana do Castelo

Re: Mogadouro: Pilotos amadores queixam-se...

Mensagempor Emmanuel em 14 Nov 2009, 13:32

Outras referências a este assunto na internet:

Mogadouro.com:
http://mogadouro.com/blog/699-mogadouro ... 8#josc1208

Mogadouro online:
http://mogadouronline.blogspot.com/2009 ... -lhes.html

Cumprimentos a todos,
LOMBA, Emmanuel.
Apenas vejo dois tipos de planadores no céu: os Blanik e os outros...
Avatar do utilizador
Emmanuel
 
Mensagens: 252
Registado: 29 Abr 2008, 09:05
Localização: Viana do Castelo

Re: Mogadouro: Pilotos amadores queixam-se...

Mensagempor Emmanuel em 14 Nov 2009, 13:47

Bom dia,

não sei se é por hoje o Voo à Vela celebrar 100 anos em Portugal, mas fico com comichão nos dedos se não escrevo algo sobre "bou à bela" hoje... Enquanto não me dá para escrever algo de realmente interessante, deixo aqui uma bonita imagem que podem ver (com animação) na introdução ao site da Camara Municipal de Mogadouro ( http://www.cm-mogadouro.pt/ ).

Imagem

Adivinhem lá qual a parte da imagem que mais gosto! :D

Cumprimentos a todos,
LOMBA, Emmanuel.
Apenas vejo dois tipos de planadores no céu: os Blanik e os outros...
Avatar do utilizador
Emmanuel
 
Mensagens: 252
Registado: 29 Abr 2008, 09:05
Localização: Viana do Castelo

Re: Mogadouro: Pilotos amadores queixam-se...

Mensagempor tfalcao em 18 Nov 2009, 12:22

Muito se tem dito sobre o assunto e sempre com a mesma orienação.
É um escândalo, é uma afronta, um abuso, é indecente, um roubo, etc.
Estes comentários, se por um lado me deixam satisfeito por saber que que estamos unidos nesta causa, por outro entristece-me saber que o "mal" vai triunfando. Não há quem nos tire a razão, tirando os envolvidos na coisa, cuja razão é apenas a manutenção do seu feudo.
Não acredito em histórias sem moral. Esta, para já, não moral nunhum... mas ainda não acabou.

Tiago Falcão
tfalcao
 
Mensagens: 4
Registado: 21 Maio 2009, 23:58

Re: Mogadouro: Pilotos amadores queixam-se...

Mensagempor Emmanuel em 10 Fev 2010, 18:59

Boa tarde,

ainda acerca deste assunto, foi publicado hoje um artigo no jornal Público.

Instituto Nacional da Aviação Civil investiga gestão do aeródromo do Mogadouro Por Luísa Pinto.

Após alguma pesquisa no site do jornal encontrei a versão online do mesmo artigo para que todos possam ler:
http://jornal.publico.clix.pt/noticia/1 ... 768312.htm

Cumprimentos a todos,
LOMBA, Emmanuel.
Apenas vejo dois tipos de planadores no céu: os Blanik e os outros...
Avatar do utilizador
Emmanuel
 
Mensagens: 252
Registado: 29 Abr 2008, 09:05
Localização: Viana do Castelo


Voltar para Notícias do voo à vela

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron