VirtualBox sobre Debian 10 (buster) não encontra dispositivos USB

Linux sobre Uindouze sobre Linux

Sou adepto do Linux desde os tempos do Red Hat 7.1… Mais tarde, adoptei o Debian e nunca mais quis outra coisa. Despedi-me definitivamente do Uindouze na versão 8.1 (e já era tarde quando a Mocosoft abandonou o suporte ao XP).

Coisas da vida profissional, para ensinar a usar GCC a uma turma de adeptos do Uindouze, tive de escrever um pequeno Guia Prático de instalação do Cygwin. Para redigir este Guia com conhecimento de causa, precisei de recorrer ao Uindouze. E para evitar conspurcar o meu querido PC com tal “sistema operativo” (cof cof…), instalei a versão 10 desta coisa, numa máquina virtual, criada para o efeito, recorrendo ao Oracle VirtualBox.

Correu tudo bem (até a instalação do Uindouze), mas quando precisei de ler uns ficheiros de uma pendrive USB, esta não aparecia no Uindouze… Não aparecia porque o Debian não deixava o VirtualBox aceder à referida pen. Mesmo depois de ter instalado o VirtualBox Extension Pack e activado o Controlador USB (neste caso, o controlador USB 2.0 OHCI+EHCI). Sem este Extension Pack, o VirtualBox apenas vê os portos USB como sendo USB 1.1 (OHCI).

Para resolver tal problema, foi necessário adicionar o utilizador ao grupo vboxusers. Para tal e como SuperUser (root):

$ usermod -aG vboxusers emmanuel

Obviamente, no comando acima, substitua-se ‘emmanuel’ pelo nome do utilizador que pretende usar o VirtualBox e aceder aos portos USB.

Finalmente, foi necessário reiniciar o computador para que as alterações produzissem efeito. Bem ao jeito do Uindouze, quem diria? 🙂