Voo à Vela
no AIRLOMBA.NET
Artigos
Fotografias
Manuais
Meteorologia
Planadores CS'
Software
Vídeos
100 Anos do VaV
Fórum
Voo à Vela, na Onda... - Publicado no Jornal Take-Off n.150, Dezembro 2011.
Emmanuel Lomba
1 página
435kB

"Em vários artigos da rubrica Voo à Vela, de anteriores edições deste jornal, aparecerem referências ao “voo em onda”. Este mês, o tema abordado é propositadamente o voo em onda, mais precisamente o voo em onda de montanha. O que mais atrai os pilotos de planador ao voo em onda, é a possibilidade de atingir continua e confortavelmente maiores altitudes, oferecendo à vista uma beleza inigualável, e assegurar um maior tempo de voo."
  
O Voo à Vela em €uros... - Publicado no Jornal Take-Off n.149, Novembro 2011.
Emmanuel Lomba
1 página
43kB

"Aproveitando o tsunami mediático dos milhões de euros para aqui e milhões de euros para ali, o artigo deste mês trata precisamente dos euros envolvidos no Voo à Vela.
Voar em planador é uma actividade frequentemente referida como a forma mais barata de voar. À primeira vista, a inexistência de um motor a bordo (...)"
  
Adeus Covilhã... - Publicado no Jornal Take-Off n.148, Outubro 2011.
Emmanuel Lomba
1 página
990kB

"O aeródromo da Covilhã (LPCV ou COV, para os amigos) vai ao chão. Fina assim uma infraestrutura que nos últimos nos era sede de exercícios militares envolvendo a Força Aérea Portuguesa, entre outras forças armadas, era campo de voo de aeromodelos, era base sazonal de apoio aéreo ao combate a fogos florestais, era banco de ensaios para os alunos de Engenharia Aeronáutica da Universidade da Beira Interior (...)"
  
Por Alentejo Fora - Publicado no Jornal Take-Off n.146, Agosto 2011.
Emmanuel Lomba & Ruy Camara Cabral
1 página
162kB

"(...) Corria o mês de Maio de 1964 quando o Ruy foi protagonista do que acredita ter sido o primeiro voo sem destino, levado a cabo em Portugal. O Ruy conta-nos como foi... “Ao chegar a Santa Cruz, disse ao Sr. Grancha: “O céu, para Sul, está minado de Cúmulos”, ao que ele me respondeu: “Também vi, pá... Pega no Baby e vai Alentejo fora. Quando aterrares, telefona.”. (...)"
  
Era uma vez... Pluma Blanca - Publicado no Jornal Take-Off n.145, Julho 2011.
Emmanuel Lomba & Ruy Camara Cabral
1 página
2.88MB

"No Voo à Vela, por vezes, as coisas não correm conforme planeadas ou desejadas, devido aos inúmeros factores que in?uenciam o voo. Estes factores, divididos entre internos e externos, vão desde o estado de espírito do próprio piloto até ao temperamento da meteorologia local, passando pela preparação do voo, entre outros. (...)"
  
Acampamento de Voo à Vela da Covilhã - Publicado no Jornal Take-Off n.143, Maio 2011.
Emmanuel Lomba
1 página
2.70MB

"Todos os anos, por altura das férias escolares da Páscoa, reúnem-se no aeródromo da Covilhã, dezenas de pilotos de planador para alguns dias de prazer total!"
  
Planadores - Nova Espécie! - Parte 2 - Publicado na Revista do Ar (AeCP) n.614 - ano 65
António José Sá Mota
8 páginas
4697kB

"Voa já nos nossos céus um exemplar da recém descoberta “nova espécie” de planadores com motor auxiliar do tipo ULM: um SILENT-IN, versão de 12 metros de envergadura, registo I-6037. Após numa anterior edição ter-se falado deste novo segmento de planadores ULM, o presente artigo trata agora dos Silent-IN em geral e do I-6037 em particular."
  
Planadores - Nova Espécie! - Parte 1 - Publicado na Revista do Ar (AeCP) n.612 - ano 65
António José Sá Mota
6 páginas
4290kB

"A chegada do novo ano viu aparecer nos nossos céus uma “raça” nunca antes por cá avistada: um planador com motor auxiliar do tipo ULM! O presente artigo fala deste novo mercado dos planadores-ULM, que se encontra em expansão mundo fora. No próximo número tratar-se-á em detalhe desta tal máquina que recentemente adquiri, um SILENT-IN, de fabrico italiano, registo I-6037."
  
Planadores - Novos Caminhos da Instrumentação de Navegação - Publicado na Revista do Ar (AeCP) n.613 - ano 65
António José Sá Mota
7 páginas
2639kB

"Mutatis mutandis. Prever a extinção do mapa e da bússula como ferramentas chave para o voo de distância seria exagero. Mas inegavelmente que o advento do Global Positioning System (GPS) permitiu nos últimos anos o aparecimento de sofisticada aviónica para navegação, planeamento, e registo de voo. Neste artigo descreve-se as potencialidades do actual “estado da arte” neste campo."
  
TUDO O QUE VOCÊ QUERIA SABER SOBRE SONDAGENS ATMOSFÉRICAS E SUA APLICAÇÃO NO VOO À VELA, E TEVE MEDO DE PERGUNTAR…
António José Sá Mota (revisto por Francisco Almeida) - Publicado na Revista do Ar (AeCP) n.604/606 - ano 64
5 páginas
4532kB

"Os diagramas obtidos por Sondagem Atmosférica são de fácil interpretação e permitem ao piloto do voo à vela prever, com bastante rigor, para um dado espaço e tempo, (i) o aparecimento de cúmulos versus existência de térmica azul, (ii) a altura à base das nuvens ou o tecto disponível nesse dia (térmica azul)..."
  
Está aí a época 2011 do Voo à Vela! - Publicado no Jornal Take-Off n.142, Abril 2011.
Emmanuel Lomba
1 página
718kB

"Em Abril, voos mil! Não é bem assim, mas poderia ser. Cabe à Sra. do Loreto convencer o S. Pedro a despejar águas onde fazem mais falta. Timidamente, de norte a sul do país, os planadores vão saindo dos hangares, passando pelas limpezas “da Páscoa” e últimas afinações e inspecções, antes de rumarem às cabeceiras das pistas de Portugal."
  
O Voo à Vela, em bandos... - Publicado no Jornal Take-Off n.141, Março 2011.
Emmanuel Lomba
1 página
215kB

"Voar em planador é uma actividade segura; diria até, mais segura do que voar de avião, na medida em que pelo menos não haverá falha de motor... No entanto, o Voo à Vela não está isento de alguns riscos. Um deles surge quando no espaço aéreo em que voamos, voam outras aeronaves."
  
Duo Discus - Publicado no Jornal Take-Off n.140, Fevereiro 2011.
Emmanuel Lomba
1 página
451kB

"A edição 134 deste jornal abordou um dos planadores mais populares no mundo do Voo à Vela; o Let L-13 Blaník. A presente edição trata de um modelo de planador da era das fibras, 37 anos mais novo que o Blaník e actualmente o melhor planador a voar regularmente em Portugal: o Duo Discus."
  
O Voo à Vela, Como começou por cá? - Publicado no Jornal Take-Off n.139, Janeiro 2011.
Emmanuel Lomba
1 página
347kB

"A cada dia 14 de Novembro, dá-se início a mais um ano de existência de Voo à Vela em Portugal. Tudo começou há 101 anos, durante o reinado de D. Manuel II, em 1909, nuns terrenos próximos de Linda-a-Pastora... Este artigo representa uma "colagem" de recortes de artigos."
  
O INAC, a CIA e o Voo à Velar - Publicado no Jornal Take-Off n.138, Dezembro 2010.
António Vieira Conde
1 página
312kB

"Impõe-se que faça no início desta crónica, para que não haja equívocos, uma declaração de interesses: por força do “movimento” que, enquanto cidadão e piloto de planador..."
  
O Voo à Vela... no computador - Publicado no Jornal Take-Off n.137, Novembro 2010.
Emmanuel Lomba
3/4 página
244kB

"Com o fim da época alta do Voo à Vela em Portugal este ano, chega a hora de recolher ao hangar, mimar os planadores, executando as pequenas reparações ou modificações que ficaram para dias de mau tempo, rever as fotos e/ou vídeos produzidos, relembrar os belos voos que foram feitos..."
  
O Voo à Vela de Competição - Publicado no Jornal Take-Off n.136, Outubro 2010.
Emmanuel Lomba
1 página
381kB

"Facto é que para todos os desportos existe uma vertente competitiva e o Voo à Vela não é excepção. Sem entrar em detalhes ou regulamentos de competições de voo em planador, este artigo pretende apenas apresentar muito resumidamente algumas faces do Voo à Vela de competição."
  
Covilhã, a "Meca" do Voo à Vela em Portugal - Publicado no Jornal Take-Off n.135, Setembro 2010.
Emmanuel Lomba
1 página
384kB

"Situada a 700 metros de altitude na encosta oriental da Serra da Estrela, a cidade da Covilhã possui um aeródromo (LPCV) que reúne, sempre que a meteorologiao permite, bandos de pilotos, em autênticas concentrações informais de Voo à Vela. Este artigo pretende revelar alguns dos factos que podem estar na origem deste fenómeno migratório..."
  
Blaník - Publicado no Jornal Take-Off n.134, Agosto 2010.
Emmanuel Lomba
1 página
322kB

"Blaník é uma montanha na República Checa, com 638 metros de altura acima do nível médio do mar, e situada a cerca de sessenta quilómetros a sudeste de Praga. Mas Blaník é também o nome de um dos mais populares planadores por todo o mundo. É deste planador que trata o artigo de Voo à Vela deste mês.
Blaník está para os pilotos de planador como o Mercedes 190D está para os taxistas."
  
Quando o Voo à Vela Vira Vacada... - Publicado no Jornal Take-Off n.133, Julho 2010.
Emmanuel Lomba
1 página
449kB

"Uma das modalidades do Voo à Vela é o cross-country. Este consiste em percorrer grandes distâncias com o planador. Estas distâncias podem ligar dois aeródromos distintos, ou representar uma espreitadela a outros horizontes com volta ao aeródromo de partida. O que importa mesmo é aterrar em segurança e de preferência num aeródromo..."
  
Baptismo de Voo (à vela) - Publicado no Jornal Take-Off n.132, Junho 2010.
Emmanuel Lomba
1 página
540kB

"O Voo à Vela é uma actividade vista por muita gente como sendo radical. A ideia de um avião sem motor causa impressão e eventualmente algum pânico em certas pessoas. Este artigo pretende desmistificar um pouco o que pode ser voar em planador, descrevendo como correu, há uns anos, o meu baptismo de voo..."
  
Voo à Vela, em Portugal - Publicado no Jornal Take-Off n.131, Maio 2010.
Emmanuel Lomba
1 página
506kB

"Desde muito cedo na história da Aviação, Portugal abraçou a causa do ar. Em 1909, era realizado o primeiro voo em planador, nos ares de uns terrenos próximos de Linda-a-pastora. Nascia de uma forma experimental e entusiasta, o Voo à Vela em Portugal. (...)"
  
100 Anos de Voo à Vela em Portugal
José Aguiar
27 páginas
2.6MB

"Edgar Cardoso nos seus célebres Subsídios1, esclareceu como, depois do longo tempo dos balões, onde também fomos pioneiros (com Frei Bartolomeu de Gusmão), é num planador tipo Chanute que pela primeira vez os portugueses voam em artefactos mais pesados do que o ar, e cito (Cardoso: 1938, p.28): “Após a ascensão do balão Lusitano [com o qual desapareceram para sempre Belchior Figueiredo, César Marques dos Santos e José de Almeida, arrastados para o mar na zona da costa de S. Jacinto] - (...)"
  
ISEL, pioneiro da aviação em Portugal
Rui d'Aguiar
5 páginas
482kB

"Um grupo de alunos do Instituto Industrial de Lisboa, em 1909 concebeu construiu e voou um planador, tendo averbado os primeiros recordes Nacionais. (...)
Os voos iniciaram-se a 14 de Novembro de 1909 no Alto dos Agudinhos na estrada de Linda-a-Velha numa encosta com um declive de 12%. Nesse dia estava “vento de grande velocidade” e após a montagem do “leme de altitude” e do assento, afinados os esticadores e fixadas as duas cordas às extremidades das asas o planador estava pronto. (...)
  
ALGUMAS NOTAS SOBRE O VOO DE MONTANHA – o testemunho de um neófito.
António Vieira Conde
5 páginas
186kB

"Graças ao entusiasmo do Arlindo Silva, agora que se (re)começou a operar na Covilhã, sintome na obrigação de, na qualidade de iniciado no voo de montanha, dar conta do meu testemunho nestas novas andanças, ainda que sem o necessário traquejo que um voo desta natureza impõe. De qualquer forma, como um bi-lugar apresenta algumas vantagens – e uma delas é, sem dúvida, a de poder voar com pilotos mais habilitados e experientes – tive o privilégio de ter feito dois voos de montanha, na Covilhã, em duplo comando, com o Zé Aguiar (JA). (...)"
  
Un aiuto nella scelta del vostro aliante
Derek Piggott
9 páginas
426kB

"L'esperienza di una vita è stata concentrata in questa tabella che ripubblichiamo da Sailplane and Gliding. Ringraziamo la rivista inglese e l'autore, il notissimo Derek Piggott, per il paziente lavoro svolto. (...)"
  
A Flight Test Evaluation of the LS-3A
Richard H. Johnson - Publicado no Soaring Magazine, Fevereiro 1980.
4 páginas
629kB

"The LS-3A is Rolladen-Schneider’s newest model of the previously reported 15-Meter Class LS-3 sailplane which showed an outstandingly high performance 41.8 L/Dmax polar during flight testing (Soaring, November ‘78). The LS-3A first appeared in competitions during the summer 1978 season, and it was reported to be significantly lighter in weight than its predecessor but of equal performance. (...)"
  
A Flight Test Evaluation of the LS-3
Richard H. Johnson - Publicado no Soaring Magazine, Novembro 1978.
4 páginas
966kB

"The new LS-3 is another excellent German entry into the hotly contested 15-meter flapped racing class sailplane market. It is manufactured by the Sailplane Division of Rolladen-Schneider and its designer is Wolfe Lemke, a brilliant young engineer who participated in the D-36 development along with Klaus Holighaus, Gerhard Waibel, and Heiko Friesz at Darmstadt during the early 1960’s. (...)"
  
A Flight Test Evaluation of the LAK-12 20.4m Sailplane
Richard H. Johnson - Publicado no Soaring Magazine, Julho 1996.
6 páginas
647kB

"The LAK-12 is a well-made, Lithuanian Open Class, high-performance, single-seated sailplane that has only become available relatively recently outside of the Soviet Union nations. It is manufactured at an aircraft factory in the Lithuanian Republic and is fabricated of modern epoxy, fiberglass and carbon fiber materials. The initials LAK stand for Lithuanian Aircraft Constructors, and it was founded during the 1960’s. (...)"
  
A Flight Test Evaluation of the AS-K 21
Richard H. Johnson - Publicado no Soaring Magazine, Julho 1985.
3 páginas
633kB

"The letters ‘AS” stand for Alexander Schleicher Segelflugzeugbau, a well-known and long-established sailplane manufacturer of Poppenhausen, West Germany. The letter “K” stands for Rudolph Kaiser, a prolific and talented designer; he and Gerhard Waibel are credited with all of the more recent sailplane designs from the Schleicher firm. (...)"
  
Aterragem fora
Francisco de Almeida
3 páginas
127kB

"Escrevi este texto em 2000 quando estava a dar os primeiros passos no vôo à vela, inassistido aliás, como era de rigor entre nós até recentemente. Há um certo sabor naïve nesta narrativa, em particular quanto aos danos infligidos ao pobre Diamant. Infelizmente escoriações ligeiras em aterragens fora de pista são habituais dados os terrenos pedregosos da nossa realidade agrária. Vamos ao texto, cujo interesse está na identificação dos múltiplos factores que contribuiram para o incidente. (...)"
  
Dois dias superlativos
Francisco de Almeida
2 páginas
92kB

"Junho de 2003 foi um mês atípico. Os dias melhores tiveram ventos do levante, e não de noroeste como tendemos demasiado depressa a assumir ser essencial; e os poucos dias bons eram antecedidos e sucedidos por jornadas de uma mediocridade abjecta. Não houve sequências de bom tempo como seria de esperar nessa época do ano. (...)"
  
Encurralado! (1)
Francisco de Almeida
1 página
68kB

"O piloto de planador é um predador da meteorologia. Move-lhe uma impiedosa perseguição, quer a emboscar os dias atómicos, quer a assaltar com intenção de rapina todos os movimentos da atmosfera. Mas acontece por vezes a meteorologia voltar-se contra o seu atacante. Caçado, o caçador foge! (...)"
  
Encurralado! (2)
Francisco de Almeida
2 páginas
142kB

"Outra ocasião memorável em que estive refém do tempo deu-se a 23 de Agosto de 2003. Esse Agosto foi único: a semana do campeonato nacional teve uma meteorologia inesperada e espectacular (ver narrativa de J Aguiar e F Almeida) e outros dias excelentes voltaram a marcar presença na terceira e quarta semanas do mês. (...)"
  
Renascido a 24 de Abril?
António José M. Sá Mota - Publicado na Revista do Ar (AeCP) n.609 - ano 65
4 páginas
470kB

"Histórias de acidentes de aviação em plena montanha relatadas na primeira pessoa são algo raras. A minha história aconteceu recentemente, no passado dia 24 de Abril, em plena Serra da Estrela. Do acidente, que se traduziu na destruição total dum planador PW5 (CSPBN / “C3”) com pouquíssimas horas, resultou para o piloto apenas ligeiras escoriações - e muita desmoralização, claro está!... (...)"
  
Sobre a história do Voo à Vela e da encosta de Santa Iria
Manuel Leite de Almeida
3 páginas
5kB

"(...) A acreditar na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, os primeiros voos á vela registados em Portugal como recordes pelo Aeroclube de Portugal datam de 21-XI-1909 (com 5m de altura e 30m de distância !) por dois alunos do então Instituto Industrial, que foram os percursores do voo à vela entre nós, realizados em terrenos perto da estrada entre Algés e Linda a Pastora. (...)"
  
Insignia de Ouro
Francisco de Almeida
7 páginas
126kB

"Este texto é exemplificativo do tipo de relatório que deve acompanhar as provas para obtenção de insígnias FAI. Segui neste relatório um padrão desenvolvido pelo Prof. Vasco de Brederode. O modelo pode e deve ser copiado e adaptado por quem o julgue útil. A análise pormenorizada das altitudes de pressão presente no final deste relatório não é parte habitual deste relatório. Só seria necessária para certos recordes, e neste particular o balonismo está anos luz à frente do vôo á vela. (...)"
  
Insignia de Prata
Francisco de Almeida
2 páginas
141kB

"Diz-se que o hábito faz o monge; a meteorologia será, por essa ordem de idéias, a indumentária das insígnias. Para o iniciado à caça da primeira insígnia, até a mais espectacular meteorologia não é garantia de sucesso! Tal era a minha situação em 2000, quando ainda engatinhava nestas lides, sôfrego de aprender a cada vôo. (...)"
  
A Fonte dos Milhafres
José Aguiar
1 página
43kB

"Um dia voei para muito longe, para além do horizonte, sobre a Espanha
Afastando-me cada vez mais de onde saíra e de onde queria voltar
Descuidado, hipnotizado por aqueles campos amarelos-ocres das searas douradas,
que me atraiam irresistivelmente (...)"
  
O Voo à Vela em 2002 - Algumas Notas
José Aguiar, a convite do AeCP
22 páginas
3.29MB

"Crescimento e consolidação:
- Calendário interessante e melhor colaboração (entre entidades, clubes e secções)
- Mais alunos e mais instrutores
- Mais horas voadas (...)"
  
LAK17a: Um Ferrari que veio do frio! - Primeiras impressões e ois testes de voo
José Aguiar, para a Revista do Ar
10 páginas
946kB

"Acredito que o ano de 2000 marcará, de forma indelével, a história do voo-à-vela português: pela primeira vez, em competições de nível internacional, tivemos pilotos portugueses a disputar os primeiros lugares (e não a dividir as últimas classificações); pela primeira vez dispomos de material verdadeiramente competitivo – os LAK 17a - ao nível do que melhor existe no, sempre sublimado, estrangeiro. (...)"
  
ASW-20FL - O AeCP comprou o Spitfire... Ou antes o Messerchmitt dos planadores
José Aguiar, para a Revista do Ar
5 páginas
450kB

"Já está praticamente concluído o processo de certificação do nosso novo planador ASW-20. Em breve os sócios do AeCP e os nossos colegas de outros Clubes poderão pilotar o melhor planador que alguma vez voou em Portugal. Este tipo de planador é (só) o actual recordista mundial de distância (record batido muito recentemente na Nova Zelândia com um voo com mais de 2050Km). (...)"
  
Diário de Lillo - Relato de um Português (que se viu à nora), num Pré-Campeonato Mundial e 32º Campeonato Espanhol de Voo-à-Vela
José Aguiar
8 páginas
409kB

"Dia 1 – 20 de Julho de 2000, Chegada a Lillo
Um aeródromo deserto, no meio do nada, ainda não certificado pelo INAC lá do sítio, com construções inacabadas, o panorama parece negro. Haverá competição, não haverá? Amanhã ..depois, as promessas multiplicam-se. (...)"
  
DO MAIOR AO MAIS PEQUENO, PASSANDO PELO MAIS REVOLUCIONÁRIO - Três planadores recheados de novidades tecnológicas
José Aguiar
5 páginas
322kB

"O ETA
No fim de Julho em Cochstedt (RFA), vou pela primeira vez o ETA, a mais recente super-orquídia alemã. Na procura do non plus ultra em desempenho o Eta é hoje o maior planador do mundo (possuindo 31m de envergadura) e levou aos limites a actual tecnologia de fabricação aeronáutica com recurso a fibras e compósitos (carbono, vidro, aramid e kevlar). (...)"
  
35 Campeonato Espanhol de Vuelo a Vela - Lillo, 19 a 26 de Julho, 2003
José Aguiar
1 página
12kB

"Como previsto no calendário da ENVV, uma equipa portuguesa participou com assinalável sucesso no 35º Campeonato Espanhol de Voo à Vela, disputado entre 19 e 26 de Julho, em Lillo. (...)"
  
SEGUNDOS EM VEZ DE QUILÓMETROS! - Planadores: um campeonato mundial e outro nacional, uma prova europeia e outra regional
José Aguiar
1 página
12kB

"2001, um ano atarefado para o voo à vela português.
Há alguns anos – quando relançamos o Voo à Vela em Portugal - o universalmente conhecido Filipe Conceição Silva lançou um novo grito de combate: Quilómetros em vez de minutos! (...)"